Ao Vivo: Alepe recebe secretária de Saúde da gestão Raquel Lyra para esclarecer queda de elevador da Restauração

Secretária de Saúde do governo Raquel Lyra participa da Comissão de Saúde da Alepe nesta quarta (17) para esclarecer medidas após queda de elevador

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 17/09/2025, às 10h52 - Atualizado às 11h16

Elevador do Hospital da Restauração caiu no começo de setembro - Secretaria de Saúde
Elevador do Hospital da Restauração caiu no começo de setembro - Secretaria de Saúde

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, participa de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta quarta-feira (17). A gestora da saúde do governo Raquel Lyra (PSD) presta esclarecimentos à Comissão de Saúde e Assistência Social.

A convocação da secretária ocorre após a queda de um elevador no Hospital da Restauração (HR), no Recife, no início de setembro. O pedido foi do deputado Antonio Coelho (União Brasil)

Queda de elevador foi o estopim

O incidente que motivou a convocação ocorreu na manhã do dia 6 de setembro, um sábado, quando um elevador do HR despencou do quinto ao segundo andar. Uma ascensorista de 49 anos, que trabalha na unidade há 16, estava dentro do equipamento.

A funcionária ficou presa por cerca de 20 minutos e foi resgatada por colegas de trabalho através do teto do elevador, sem ferimentos. Pessoas que trabalham no hospital relataram que a mesma ascensorista já havia fraturado a perna em um acidente similar há cerca de 10 anos, em outro equipamento da unidade.

Ao justificar o pedido de convocação, o deputado Antonio Coelho classificou o evento como "o estopim" da situação no Hospital da Restauração. 

Proponho a convocação da secretária Zilda Cavalcanti a fim de que ela possa explicar essa queda do elevador no HR, em particular, bem como prestar esclarecimentos adicionais sobre a situação da saúde pública pernambucana”, afirmou o parlamentar na ocasião.

A audiência pública desta quarta é conduzida pelo presidente da comissão, o deputado Sileno Guedes (PSB).

Veja ao vivo: 

Debate vai além do acidente no HR

Além do colapso do equipamento no maior hospital público de Pernambuco, a audiência abordará outros temas da saúde estadual.

Estão na pauta a fila de espera para cirurgias, a situação dos estoques de insumos e os investimentos previstos para reformas na rede. Os deputados também devem questionar a secretária sobre os recursos orçamentários destinados a obras, seus prazos de conclusão e a origem dos valores aplicados.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que está atuando na melhoria do transporte vertical do hospital, com uma dispensa emergencial de licitação para a substituição de dois elevadores já em fase de contratação.

O governo estadual anunciou pouco antes da queda do elevador, no dia 1º de setembro, um pacote de investimentos para a rede de saúde da Região Metropolitana.

A Raquel Lyra anunciou um aporte de mais de R$ 105 milhões para a reforma de quatro grandes hospitais: Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e uma nova etapa de obras no próprio Hospital da Restauração.

Esse valor se somou a outro pacote, de maio, de mais de R$ 110 milhões para a requalificação das mesmas unidades.