Pré-candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco sugere uso medicinal, industrial e exportação da planta para movimentar economia
por Clara Nilo
Publicado em 17/09/2025, às 10h32 - Atualizado às 11h07
O ex-vereador do Recife e pré-candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco, Ivan Moraes, anunciou, nesta terça-feira (17), a proposta de criação de um plano estadual da cannabis. A ideia, divulgada em suas redes sociais, prevê convênios com universidades e pequenas produtoras para o cultivo da planta, com foco na produção e distribuição de medicamentos, além da utilização industrial em itens como roupas, cordas, tijolos e cosméticos.
“Podemos usar o Lafepe para produzir remédio e garantir distribuição gratuita pelo SUS. Pernambuco está perdendo bilhões de dólares todos os anos. O que não serve para medicamento pode virar calça, camisa, sapato, vela de veleiro ou tijolo”, afirmou Moraes.
O pré-candidato destacou ainda que o Governo do Estado poderia explorar o mercado internacional, exportando tanto os derivados medicinais quanto os produtos industriais à base de cannabis.
Quando foi vereador do Recife, Ivan Moraes foi coautor da lei que estabelece diretrizes para a política municipal de uso e distribuição de remédios derivados da cannabis. A medida, sancionada pela Prefeitura do Recife, autoriza parcerias do Executivo com instituições produtoras de medicamentos para oferta gratuita na rede municipal de saúde.
“Não é um tema partidário, não é um tema que polariza. Até porque os filhos e as filhas das pessoas conservadoras também precisam usar esses medicamentos”, reforçou ele.
Pai, escritor, comunicador e militante da esquerda, Ivan é mestre em Comunicação pela UFPE e cocriador do programa Pé Na Rua, que já gravou em mais de 100 cidades pernambucanas. Foi vereador do Recife por dois mandatos (2017–2025), com atuação marcada pela escuta popular e defesa dos direitos sociais.