Vinicius e Mirella trazem cabos eleitorais para suas campanhas deste sábado (19) em Olinda; veja os planos dos candidatos do segundo turno em Olinda
por Cynara Maíra
Publicado em 19/10/2024, às 08h16
Pouco mais de uma semana antes do segundo turno das eleições municipais de 2024, as campanhas de Mirella Almeida (PSD) e Vinicius Castello (PT) se mobilizam para puxar votos nas ruas de Olinda.
Neste sábado (19), ambos os candidatos levarão em seus atos alguns cabos eleitorais para mobilizar os eleitores.
A ex-secretária de Desenvolvimento Econômico Mirella Almeida mobilizou aliadas femininas para uma caminhada na Av. Tabajara. Estarão a partir das 9 horas em ato de campanha a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a prefeita reeleita de Igarassu, Professora Elcione (PSDB).
A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) e outras lideranças políticas também estão previstas para comparecer. O evento faz alusão à Campanha do Outubro Rosa, que incentiva o exame da mamografia para prevenir o câncer de mama.
Segundo a própria equipe de Mirella, a escolha do local para o ato de campanha está vinculado com os processos de requalificação na Rodovia PE-15, feitas no bairro Cidade Tabajara. A ideia, então, é defender as conquistas da atual gestão, que Mirella Almeida representa.
Também neste sábado, a partir das 8 horas, Vinicius estará com a presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann.
Após caminhada com João Campos, Vinicius convocou a própria presidente nacional do PT para endossar sua candidatura em uma caminhada chamada de "mulheres com Vini".
O evento que ocorre no bairro de Peixinhos também deve contar com a participação da ministra e ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB), da senadora Teresa Leitão (PT), da deputada estadual Dani Portela (PSOL) e outros nomes da esquerda no estado.
Como um dos poucos nomes do PT no segundo turno, Vinicius tem recebido forte apoio nacional da legenda, chegando a atingir o limite permitido de recursos eleitorais com o investimento da sigla.
A disputa em Olinda mobiliza a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos, que já antecipam um cenário de disputa para o pleito estadual de 2026.
Atualmente nas mãos de aliados de Raquel, uma possível vitória de Vinicius na cidade garantiria mais vantagem para João.
Como as pesquisas em Paulista mostram uma possível derrota de Júnior Matuto (PSB) para Ramos (PSDB), tudo indica que o PSDB conseguirá igualar o número de prefeituras no estado ao do PSB, o que trará equilíbrio entre as legendas.
A retirada da Prefeitura de Olinda do PSD poderia representar também uma diminuição do cerco de Raquel em relação ao Prefeito do Recife na Região Metropolitana.
Sem contar com o Cabo que está sub judice e com Jaboatão dos Guararapes que está sob liderança do PL que se mantém mais independente ao cenário entre Raquel e João, aliados do PSB conseguiram quatro prefeituras, enquanto Raquel ajudou a eleger cinco nomes do seu lado.
Fora da RMR, a vantagem ainda é do PSB e seu grupo político, mas os números estão mais próximos após a vitória de Raquel no estado.
Veja as zonas de influência de Raquel e João em Pernambuco:
Leia também
@blogdojamildo