Eleições 2024: em sabatina na APEC, Dani Portela entrega plano de governo em braille

Dani Portela entrega plano de governo em braille após sabatina na Apec. A candidata prometeu ampliar a inclusão na cidade

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 13/09/2024, às 14h35

Dani Portela entrega plano de governo em Braille para o presidente da APEC, Paulo Fernando - Fran Silva/ Equipe Dani Portela
Dani Portela entrega plano de governo em Braille para o presidente da APEC, Paulo Fernando - Fran Silva/ Equipe Dani Portela

Em mais uma ação no período de campanha, a deputada estadual Dani Portela (PSOL/REDE) participou na quinta-feira (12) da sabatina promovida pela Associação Pernambucana de Cegos (APEC).

Durante a entrevista com os membros da associação para pessoas com deficiência visual, a candidata do PSOL apresentou algumas de suas propostas vinculadas com a pauta da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência (PCDs). 

"Acessibilidade não é apenas instalação de corrimão, elas precisam de tudo isso e de política pública de moradia, geração de emprego e renda. Por isso, pensamos as nossas propostas para uma cidade com menos capacitismo, mais inclusiva e justa", afirmou Dani durante a sabatina.

Sabatina de Dani Portela na APEC

Além da conversa, acompanhada por intérprete de Libras, a candidata do PSOL apresentou para o presidente da APEC, Paulo Fernando, o seu plano de governo em Braille. O objetivo é que pessoas cegas ou com baixa visão possam conhecer e debater suas propostas com acessibilidade. 

Dani ainda pontou que as demandas de pessoas com deficiência precisam ser interseccionais, vinculadas com políticas de habitação, geração de emprego, lazer e mobilidade. "Precisamos falar das pessoas com deficiência como sujeitas e sujeitos que têm todos os direitos, assim como as demais".

Durante a sabatina, a candidata se comprometeu a ampliar a inclusão e equidade, caso eleita prefeita do Recife. Dentre suas propostas, está a implementação de um programa de renda básica para pessoas com deficiência e seus cuidadores, além de ampliar o número de vagas para PCDs nos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). 

O primeiro convidado na série de sabatinas da APEC foi o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), no dia 5 de setembro. Além do encontro com Dani e Gilson foi divulgado apenas a sabatina com o candidato do Novo, Técio Teles, nesta sexta-feira (13). 

Acessibilidade no Recife

Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, Recife é a capital do país com maior concentração de PCDs, totalizando 11% da população da cidade. 

A gestão João Campos (PSB) prepara desde 2022 um novo Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, mas o material ainda não foi aprovado no município.

@blogdojamildo