Quem é o pernambucano que assumiu a diretoria nacional de operações dos Correios?

Novo diretor Nacional de Operações dos Correios que assumiu nesta semana é um pernambucano de 38 anos com mais de 10 anos na estatal

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 13/09/2024, às 10h41

Novo diretor dos Correios é pernambucano de 38 anos - Divulgação
Novo diretor dos Correios é pernambucano de 38 anos - Divulgação

O novo Diretor Nacional de Operações dos Correios é um pernambucano. Servidor dos Correios há cerca de 13 anos, Paulo César Penha foi o escolhido por deputados do União Brasil e Podemos para assumir o cargo na terça-feira (10), através da indicação do Ministério das Comunicações. 

Paulo assume o cargo em Brasília após atuações em Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro em cargos gerenciais da estatal. A última função do novo Diretor Nacional de Operações foi de Superintendente Estadual dos Correios no Rio de Janeiro. 

Além da experiência nas operações dos Correios, o escolhido é formado em Administração Empresarial, Tecnólogo em Logística e com especializações em Administração Pública e Administração Empresarial, em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos, Logística e Operações. 

Ainda concluindo o mestrado em Administração, Paulo é o primeiro empregado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), nome oficial dos Correios, com entrada inicial em concurso de nível médio.

Apesar do novo diretor de 38 anos ter ampla formação superior, Paulo entrou em um cargo da estatal com formação apenas em nível médio.

Paulo Penha contou ao editor da coluna eletrônica que começou de forma bem humilde na empresa, há 13 anos. "Eu carregava caminhão (de malas postais) de madrugada. Depois, coordenador e gerente da unidade de triagem de San Martin (Recife). Fui para São Paulo, onde fui gerente de encomendas e trabalhei no terminal de cargas. Passei três anos e meio como superintendente em São Paulo e depois nove meses no Rio de Janeiro como superintendente", disse, antes do novo desafio.

Com formação em administração pública e logística, Paulo César Penha morou no bairro de Cajueiro e depois Tamarineira.

Na estatal, ele conta que o desafio agora é um edital dos Correios lançado para as áreas de StartUp, para a formatação de soluções para a estatal. "Queremos otimizar recursos, reduzir despesas e ampliar mercados com uso de novas tecnologias", explicou.

Na esteira das mudanças, uma das ideias em curso é o projeto Cep para todos, em parcerias com as Prefeituras e os governos dos Estados. Com essa numeração, seria possível acessar áreas hoje de sombra, como as comunidades que tiveram a entrega de encomendas suspensas graças aos assaltos aos carteiros.

"Antes das encomendas, os carteiros não eram assaltados. Com o advento da entrega das encomendas, aumentou a atratividade. A ideia é ter centros de tratamentos ligados ao ponto definidos, próximos às comunidades, onde os próprios moradores das comunidades farão as entregas. O projeto chama-se Correios Essencial", explicou, em entrevista exclusiva ao Jamildo.com.

Sobre a gestão dos Correios

A gestão do pernambucano será até 06 de agosto de 2025. A escolha dos diretores executivos dos Correios ocorre através da decisão do Conselho de Administração da Empresa, que também tem o poder destituir em qualquer momento um dos diretores. 

Esse Conselho de Administrativo é comporto por sete membros eleitos pela Assembleia Geral, no qual: 

  • Quatro são indicados pelo ministro de estado supervisor da estatal,
  • Um é indicado pelo ministro federal na área econômica 
  • Um representante dos empregados
  • O próprio presidente dos Correios, que atualmente é Fabiano Silva dos Santos, que ficará no cargo até 06 de agosto de 2025. Fabiano entrou no cargo após indicação do Ministério das Comunicações em 2023

Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).

@blogdojamildo