João Campos participará nesta segunda (14) de campanha com o candidato Vinicius Castello. Disputa em Olinda tem aliada de Raquel contra nome de Campos
por Cynara Maíra
Publicado em 14/10/2024, às 07h31
Já reeleito no Recife, o prefeito João Campos (PSB) foca neste mês de outubro na disputa das duas únicas cidades do estado que terão segundo turno: Olinda e Paulista.
Nesta segunda-feira (14), por exemplo, Campos participará de uma caminhada em Olinda, junto com seu candidato na cidade, o vereador Vinicius Castello (PT). A caminhada será no bairro de Águas Compridas, com concentração a partir das 17h.
Vinicius concorre no segundo turno contra a candidata da atual gestão e aliada de Raquel Lyra (PSDB), a ex-secretária de desenvolvimento econômico da cidade, Mirella Almeida (PSD). O cenário em Olinda coloca João Campos e Raquel em mais um conflito direto por zonas de influência, já de olho em 2026.
O candidato do PT em Olinda também tenta se beneficiar da popularidade de Campos na Região Metropolitana para angariar votos.
Vinicius ficou na primeira posição com mais de 12 mil votos na frente de Mirella, mas a candidata apoiada pelo Prefeito Lupércio (PSD) tem a gestão ao seu lado e pode se beneficiar dos votos de eleitores de direita que endossaram a campanha de Izabel Urquiza, que decidiu se manter neutra na disputa.
A coligação do vereador também ganhou o apoio do ex-candidato do PP e atual vice-prefeito Márcio Botelho. Apesar de decidir não participar da campanha, o candidato do PRTB, Antônio Campos, também divulgou que votará em Vinicius.
@blogdojamildo Em Brasília, Vini Castello está em busca dos caciques nacionais neste segundo turno. Dois ex-candidatos já declararam apoio ao petista. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo #notícia #blogdojamildo
♬ som original - Jamildo.com
O vereador tem se colocado como o candidato da mudança, contra a atual gestão de Lupércio. "A gente precisa propagar em todo canto que Olinda só tem duas opções: continuar com a destruição da nossa cidade [...] ou a gente precisa escolher o lado da mudança. E o lado da mudança está aqui com nosso time", afirmou Vini Castello.
Com a tática de Vinicius de se colocar como mudança, Mirella tem preferido colar a imagem do candidato do PT ao ex-prefeito e deputado federal Renildo Calheiros (PC do B), que tem alta rejeição na cidade.
"Chegamos na reta final. De um lado, vemos um aliado de Renildo. Esse mesmo Renildo que acabou Olinda. Uma aventura, incerteza quanto ao futuro, inexperiência e falta de compromisso. Vinícius é o passado ruim", já afirmou a candidata.
Com apenas duas cidades disputando o segundo turno em Pernambuco, Raquel Lyra e João Campos competem em ambos os locais, em busca de ampliar suas influências no estado.
Caso Raquel consiga ganhar em Paulista, o partido da governadora terá o mesmo número de prefeituras do PSB. Apesar disso, a base de aliados de João Campos é maior, com 94 municípios, enquanto a base da política tem 83.
Olinda representa a manutenção, ou não, de uma zona de influência da governadora.
Atualmente nas mãos do PSD, caso Vinicius ganhe na cidade, João Campos conseguirá mais um local da Região Metropolitana. Com a vitória do prefeito do Recife em ampla vantagem, há grandes chances de que o político dispute as eleições estaduais contra Raquel Lyra em 2026.
Leia também
@blogdojamildo