"Um pé em cada canoa, como é de costume do partido", disse prefeito do Recife, sobre o PSD de André de Paula e Kassab
por Jamildo Melo
Publicado em 08/10/2024, às 07h55
O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), fez uma crítica ao PSD, partido que mais elegeu prefeitos no Brasil em 2024.
A fala foi em entrevista para a Folha de São Paulo.
Ao responder se o presidente Lula (PT) deveria se aproximar mais do PSD, legenda que teve o maior número de prefeitos eleitos em 2024, João Campos falou sobre a legenda.
"O PSD está presente dentro do governo federal [de Lula] e de São Paulo [do bolsonarista Tarcísio de Freitas], um pé em cada canoa, como é de costume do partido. Mas acho que é uma avaliação que cabe ao presidente [Lula]", afirmou João Campos.
Presidente nacional e fundador do PSD, Gilberto Kassab é o atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo. É um dos principais articuladores políticos do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O PSD também está presente no ministério de Lula, em Brasília, com as pastas da Agricultura, Pesca e Minas e Energia.
O pernambucano André de Paula é o ministro da Pesca, indicado por Kassab.
A fala de João Campos vem depois do PSD romper com a gestão do PSB, para se aliar à governadora Raquel Lyra (PSDB).
Cacau de Paula, filha do ministro da Pesca, deixou a pasta do Turismo da Prefeitura em agosto de 2023.
Dias depois, assumiu a secretaria estadual de Cultura, na gestão de Raquel Lyra. O movimento consolidou a passagem do PSD para o apoio à governadora.
O PSD foi a legenda com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno das eleições de 2024: 878.
Foi a primeira vez em 20 anos que o MDB foi superado por outro partido.
O blog do Jamildo já havia escrito sobre esta tensão entre os caciques. O que se sabe dos bastidores é que o prefeito João Campos ficou bastante decepcionado com o grupo de André de Paula depois das eleições de 2022.
André de Paula queria sair candidato a Senador pela Frente Popular, mas foi preterido. Ele saiu candidato a senador ao lado de Marília Arraes. João Campos mesmo assim manteve a equipe indicada pelo grupo, na secretaria de Turismo. Marília Arraes depois se reconciliou com o primo.
No caso do líder do PSD, o grupo mudou-se para o lado de Raquel Lyra.
Cacau de Paula chegou a deixar a secretaria de Turismo do Recife quando o pai foi se candidatar a senador em 2022, só voltou em janeiro de 2023 a convite de João Campos. Ela foi para os braços de Raquel em agosto de 2023.
Leia também
@blogdojamildo