Eleições 2024: João Campos ganha no primeiro turno e bate recorde de votos no Recife

Desde a redemocratização, nenhum político no Recife havia ganhado no primeiro turno com mais de 60% dos votos válidos. João Campos ganha em primeiro turno.

Cynara Maíra e Yan Lucca

por Cynara Maíra e Yan Lucca

Publicado em 06/10/2024, às 18h30

João Campos ganha em primeiro turno a disputa pela Prefeitura do Recife e bate recorde de intenção - Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife
João Campos ganha em primeiro turno a disputa pela Prefeitura do Recife e bate recorde de intenção - Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

Após 71,96% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já coloca como certa a vitória do prefeito João Campos (PSB) no primeiro turno das eleições no Recife. 

Como já mostravam as pesquisas de intenção de voto, João Campos (PSB) ganhou a disputa pelo Recife com mais de 77% dos votos válidos

Esse índice estabelece um recorde na cidade, já que desde a redemocratização nenhum candidato ganhou no primeiro turno com mais de 60% das intenções.

O recorde estava com o deputado estadual João Paulo (PT), que ganhou ainda na primeira rodada contra o então prefeito Roberto Magalhães, com 56,11% dos votos. 

Resultado das eleições 2024 no Recife

Com João a obter 77,43%, o segundo lugar ficou para o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), confirmando o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como segunda maior liderança política no Recife, com 14,13%.

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) ficou na terceira posição, com 4,04% dos votos válidos. 

Candidato apoiado por Raquel Lyra (PSDB), o ex-secretário de Turismo Daniel Coelho (PSD) ficou em quarto lugar, com 3,31%.

Veja o resultado das urnas para todos os candidatos:

  • João Campos (PSB): 77,43  %
  • Gilson Machado (PL): 14,13%
  • Dani Portela (PSOL): 4,04%
  • Daniel Coelho (PSD): 3,31%
  • Técio Teles (Novo): 0,86%
  • Ludmila (UP): 0,16%
  • Simone Fontana (PSTU): 0,06%
  • Victor Assis (PCO): 0,01%

Eleições no Recife

Com ampla vantagem de João Campos desde o início da campanha, o foco dos demais candidatos foi em trazer rejeição para o atual prefeito. 

Enquanto Daniel Coelho focou no tema da habitação e do déficit habitacional da cidade, Gilson Machado apostou em denúncias contra creches parceiras da Prefeitura do Recife, no qual há acusações de irregularidades de segurança e de favorecimento político. 

Daniel, inclusive, usou o slogan "meu prefeito" e "já almoçou meu prefeito?" para apresentar as situações de pobreza no Recife, apresentando o que chamava de "o Recife sem filtro". Esse nome para campanha estava vinculada com as acusações da oposição de que João Campos "maquiava" a cidade em suas redes sociais.

Com guias mais acusatórios, essa foi uma eleição marcada por pedidos na justiça. Gilson Machado, foi o com maiores problemas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Durante o debate da TV Jornal, João chegou a pontuar que Gilson sofreu "313 punições" da Justiça Eleitoral pelos ataques feitos ao prefeito. 

O político do PL chegou a passar uma semana sem o guia eleitoral por determinação da Justiça, após os magistrados avaliarem que o candidato teria descumprido decisões anteriores. 

Apesar dos ataques, o cenário parecia já certo para João Campos, o que aumentou as tensões entre outros partidos. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a afirmar que não iria enviar mais recursos para campanha de Gilson Machado, porque "dinheiro não foi feito para queimar" com alta vantagem de João. 

Saiba quem é João Campos, reeleito no prefeito do Recife

João Henrique Campos é o atual prefeito de Recife, Pernambuco, e membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Nascido em 26 de novembro de 1993, na capital pernambucana, ele é filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, uma figura da política local e nacional.

João Campos formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016. Sua carreira política começou oficialmente em 2014, quando foi eleito secretário de Organização Estadual do PSB, um papel que lhe proporcionou uma base sólida de experiência e articulação política. Em 2018, ele foi eleito deputado federal por Pernambuco, alcançando um feito notável ao se tornar o mais votado do estado, com mais de 460 mil votos, o que evidenciou sua popularidade e apoio popular.

Em 2020, João Campos foi eleito prefeito do Recife, tornando-se o mais jovem a assumir o cargo na história da cidade. Desde então, sua administração tem se concentrado em implementar políticas públicas voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana, o fortalecimento da educação e a promoção da inclusão social.

Além de suas iniciativas administrativas, Campos também tem se destacado na promoção de projetos culturais e na valorização do patrimônio histórico de Recife.Em sabatina no Jamildo.com, o atual prefeito se comprometeu em seguir realizando ações estruturadoras para a cidade.

Cynara Maíra e Yan Lucca

Cynara Maíra e Yan Lucca

Cynara Maíra é estudante de Jornalismo na UFPE, foi repórter-estagiária no Sistema Jornal do Commercio, cobrindo política e economia. Cobriu as eleições de 2022 com Jamildo Melo e é certificada pela Abraji em desinformação eleitoral e IA. Atualmente, é repórter no site Jamildo.com, com foco em política e economia, e tem interesse em livros e acessibilidade comunicacional.

Yan Lucca é estudante de jornalismo na UNINASSAU e foi repórter estagiário no Sistema Jornal do Commercio, em que escreveu sobre serviços e entretenimento, além de integrar a equipe de mídias sociais. Atualmente, é repórter do site Jamildo.com, cobrindo política e economia.

@blogdojamildo