Raquel Lyra quer criar 'centro administrativo' para Governo na vizinhança do Palácio

Governo busca imóvel perto do Palácio para centralizar órgãos do Governo

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 28/08/2024, às 11h47

Palácio do Campo das Princesas - Reprodução
Palácio do Campo das Princesas - Reprodução

Sem alarde, a gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) planeja uma mudança significativa na burocracia da gestão estadual. O site Jamildo.com teve acesso, em primeira mão, ao plano da gestão tucana.

Quem já cobriu o palácio como jornalista sabe que trata-se de um prédio problemático, para atividades administrativas. Funcionários que sofrem de alergia sempre reclamam de mofo em algumas salas.

O Governo busca um "imóvel no Município do Recife/PE, com área construída mínima de 15.600 m²" para implantar uma espécie de centro administrativo".

A governadora, contudo, quer ficar próxima ao novo "centro administrativo".

O Governo exige que o novo local fique "localizado a um raio de até 3 km de distância do "Palácio do Campo das Princesas". Ou seja, quase dando para ir a pé.

A instalação do novo "centro administrativo" será por locação do espaço.

O prazo mínimo para locação, exigido pelo Governo do Estado, será de dez anos.

Os donos de imóveis interessados em alugar para o Governo terão até 2 de setembro para apresentarem propostas.

Atualmente, as secretarias estaduais e demais órgãos estão instalados em vários endereços pela cidade, muitos com espaços alugados. Até a vice-governadora trabalha em um prédio alugado no Recife Antigo. O prédio que era o local de trabalho dos vices, em Santo Amaro, está caindo aos pedaços. Quem sabe não poderia virar uma biblioteca para a juventude?

A contratação está sendo conduzida pela Secretaria Estadual de Projetos Estratégicos, que tem como titular Rodrigo Ribeiro de Queiroz, pessoa da confiança da governadora.

Raquel Lyra ao planejar criar um centro administrativo segue o exemplo do então governador Aécio Neves, também do PSDB, que inaugurou um centro administrativo em Belo Horizonte, quando geria Minas Gerais.

No plano local, o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), também fez um centro administrativo quando geria a cidade.

Recentemente, Raquel anunciou a repintura do Palácio, com o patrocínio de uma marca de tintas.

@blogdojamildo