Gilmar Júnior esteve com as secretárias de Saúde e Administração do Recife. Ela cobrou mudanças para situação dos enfermeiros da rede municipal
por Clara Nilo
Publicado em 27/05/2025, às 16h15 - Atualizado às 16h50
O deputado estadual e presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Gilmar Júnior (PV), se reuniu com as secretárias de Saúde, Luciana Albuquerque, e de Administração, Maíra Fischer, da Prefeitura do Recife.
Na ocasião, Júnior ressaltou, novamente, questões enfrentadas pela Rede Municipal de Saúde, como a recente greve dos enfermeiros e, segundo ele, o "o dimensionamento inadequado de profissionais com a decisão da não realização de plantões extras nas unidades de saúde".
O parlamentar explicou que havia enviado equipes de fiscalização para diversas unidades de saúde da PCR, incluise a Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima e o Hospital Helena Moura. Nestas, os grupos teriam identificado déficits de profissionais e sobrecarga de trabalho.
"A gestão da prefeitura informou que houve muitos problemas nas mesas de negociação com o Sindicato dos Enfermeiros (Seepe). Decretaram greve antes de discutir na mesa setorial e os avanços não ocorreram por questões de intransigência nas negociações, o que impactou na perda do time das mesas, permitindo que outras categorias fechassem suas mesas antes dos enfermeiros”, afirmou Gilmar Júnior.
De acordo com análise feita pelo próprio presidente do Coren-PE, a porcentagem de aumento no salário-base da categoria dos enfermeiros seria insuficiente e inadequada e as gratificações que ele teria requisitado na última reunião com a PCR não teriam sido identificadas.
Além disso, ele apontou que também havia solicitado o aumento da taxa de insalubridade, que estaria embaixo do esperado, e a nomeação urgente de enfermeiros e técnicos para as unidades - nenhum destes pedidos teriam sido contemplados até o momento.
As cobranças sobre a situação atual dos profissionais de enfermagem da rede municipal devem ser abordadas em uma reunião que deve acontecer ainda nesta terça-feira (27), na qual o deputado afirmou que estaria presente, ao lado do Seepe.
“Somente com uma enfermagem valorizada financeiramente é possível ter saúde de qualidade no Recife”, afirmou ele.