Deputado cobra melhorias para a enfermagem na Prefeitura do Recife

Gilmar Júnior foi recebido pelo secretário de Governo, Gustavo Monteiro, e pela secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, na Prefeitura do Recife.

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 08/05/2025, às 13h52

O deputado estadual Gilmar Júnior, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Governo, Gustavo Monteiro. - Divulgação
O deputado estadual Gilmar Júnior, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Governo, Gustavo Monteiro. - Divulgação

Nesta quinta-feira (08), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) cobrou melhorias para os profissionais de enfermagem do Recife. Ele foi recebido por secretários da gestão municipal para discutir as pautas da categoria na capital. Enfermeiros entram em greve hoje.

O parlamentar foi recebido pelo secretário de Governo, Gustavo Monteiro, e pela secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, para discutir pautas como reajuste salarial e de auxílio refeição..

Segundo Gilmar, a reunião foi positiva. "Houve um compromisso de estudarem um reajuste mais adequado de ambos os pleitos. E que os mesmos devem ser definidos na mesa de negociação com os sindicatos", disse Gilmar.

Também entrou em pauta discussão sobre ponto eletrônico e a diferença entre os salários de enfermeiros e dentistas em relação ao salário dos médicos. Os secretários se comprometeram em aprofundar um estudo sobre a questão. 

Gilmar também pleiteou a instituição de uma gratificação para enfermeiros obstetras na rede municipal, revisão do percentual de insalubridade para profissionais de enfermagem e também a criação de um Grupo de Trabalho permanente.

A ideia é que haja discussão entre servidores da enfermagem e a secretaria de saúde, além da mesa de negociação, ideia que foi acatada de imediato pelos secretários.

O Jamildo.com procurou a Prefeitura do Recife sobre o tema. Em resposta, a PCR afirmou que uma nova reunião com os enfermeiros ocorrerá na próxima segunda-feira, 12 de maio, e que a gestão está em permanente diálogo com o grupo. 

Além disso, a gestão João Campos afirma que tem ampliado a cobertura de saúde na cidade, com novas contratações, novas entregas e reformas. 

Confira abaixo uma linha do tempo da greve dos enfermeiros do Recife:

  • 23 de abril – Enfermeiros entram em estado de greve, alertando para uma possível paralisação caso não houvesse avanços nas negociações.
  • 30 de abril – Servidores municipais, incluindo enfermeiros, realizam um ato em frente à prefeitura, reivindicando reajuste salarial.
  • 05 de maio – Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE) decide deflagrar greve por tempo indeterminado, após negociações frustradas com a prefeitura.
  • 08 de maio – Greve dos enfermeiros começa oficialmente. A categoria cobra reajuste salarial, melhores condições de trabalho e revisão de benefícios.
  • Até o momento – Prefeitura mantém a mesa de negociação aberta, mas ainda não apresentou uma proposta considerada satisfatória pelos profissionais.