Enfermeiros do Recife decretam greve a partir de quinta (08) após falha nas negociações

Os enfermeiros já tinham entrado em estado de greve desde 23 de abril. Após negociação ser desmarcada, categoria decidiu iniciar paralisação

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 06/05/2025, às 10h41 - Atualizado às 14h11

Enfermeiros protestaram no final de abril - Reprodução Instagram
Enfermeiros protestaram no final de abril - Reprodução Instagram

Os enfermeiros que trabalham na rede municipal de saúde do Recife decidiram deflagrar greve por período indeterminado a partir da próxima quinta-feira, 8 de maio.

A ação da categoria ocorre mais de uma semana após entrarem em estado de greve e depois de negociações com a Prefeitura do Recife. A decisão ocorreu no domingo (05) em encontro do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE).

Desde janeiro, data-base dos servidores, os profissionais cobram a apresentação de uma proposta de reajuste considerada compatível com as demandas e condições de trabalho nos serviços públicos de saúde.

Até o momento, a única oferta formalizada pela administração municipal teria sido de 1,5% de aumento, índice considerado insatisfatório pelos representantes da Enfermagem.

O que temos visto é a repetição de promessas não cumpridas, reuniões canceladas e falta de disposição para o diálogo. Nossa categoria não suporta mais esse cenário de desvalorização”, afirmou a presidente do SEEPE, Ludmila Outtes, em pronunciamento divulgado nas redes sociais da entidade.

Os profissionais também denunciam a precariedade estrutural nas unidades de saúde, a sobrecarga de trabalho e a falta de insumos adequados. Em nota, o sindicato afirmou que a greve é uma resposta “ao descaso da Prefeitura com quem está na linha de frente do cuidado com a população”.

De acordo com Ludmila, a última reunião marcada com a Prefeitura, prevista para 30 de abril, foi desmarcada sem nova data agendada.

Os enfermeiros entraram em alerta para greve em 23 de abril, durante ato no estacionamento da Câmara Municipal do Recife. Na ocasião, a categoria já falava sobre a possibilidade de paralisação caso não houvesse avanços nas negociações.

O Jamildo.com procurou a Prefeitura do Recife sobre o tema. Em resposta, a PCR afirmou que uma nova reunião com os enfermeiros ocorrerá na próxima segunda-feira, 12 de maio, e que a gestão está em permanente diálogo com o grupo. 

Além disso, a gestão João Campos cita que tem ampliado a cobertura de saúde na cidade, com novas contratações, novas entregas e reformas.