Ricardo Paes Barreto assume como governador de Pernambuco hoje (24) enquanto Priscila Krause e Raquel Lyra viajam

Priscila Krause, assim como Raquel Lyra, fará uma viagem internacional. Após Álvaro Porto pedir licença, Ricardo Paes Barreto assume Pernambuco

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 24/10/2025, às 12h16 - Atualizado às 12h53

Ricardo Paes Barreto, de terno, olha para o lado
Ricardo Paes Barreto é primeiro membro de um Tribunal de Justiça do Brasil a assumir a ter assumido tanto Governo Estadual quanto Municipal

Posse Interina: O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, assume o Governo de Pernambuco nesta sexta-feira (24), às 14h.

Ausências: Ele substitui Priscila Krause, que viaja para a Argentina, enquanto Raquel Lyra está na China/Dinamarca.

Linha Sucessória: Álvaro Porto, presidente da Alepe e próximo na linha, pediu licença para viajar à Europa, abrindo caminho para Paes Barreto.

Marco Histórico: Paes Barreto é o único presidente do TJPE a ter sido governador e prefeito interino do Recife (em abril de 2024) na mesma gestão.

Retorno: Paes Barreto fica no cargo até o dia 29 de outubro, quando Priscila Krause retorna de sua viagem.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, assume interinamente o Governo do Estado nesta sexta-feira (24).

Com cerimônia de transmissão de cargo  marcada para as 14h, Paes Barreto substitui a governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), que viaja para a Argentina em missão oficial.

A posse ocorre enquanto asduas primeiras na linha sucessória estarão em viagem internacional. A governadora Raquel Lyra (PSD) já passou por missão na China desde o dia 14 e agora na Dinamarca.

Priscila Krause embarca hoje para compromissos focados em Turismo e Desenvolvimento Econômico na Argentina, retornando no dia 29. O próximo na linha seria o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), mas ele também solicitou licença para uma viagem à Europa no mesmo período.

Com a posse, Ricardo Paes Barreto se torna o único presidente do TJPE a ter comandado interinamente tanto a Prefeitura do Recife quanto o Governo de Pernambuco durante uma mesma gestão.

Em abril de 2024, ele comandou a Prefeitura do Recife por quatro dias, durante uma viagem internacional do prefeito João Campos (PSB).

Naquela ocasião, ele se tornou o primeiro presidente de um Tribunal de Justiça a assumir uma capital no Brasil.

A posse foi possível após uma alteração na Lei Orgânica do Recife, aprovada em março de 2024, que incluiu o presidente do TJPE na linha sucessória municipal, após o prefeito, a vice-prefeita e o presidente da Câmara Municipal. Como João, Isabella De Roldão (PDT) e Romerinho Jatobá (PSB) estavam em viagem fora do país, Ricardo assumiu o cargo. 

A chegada de Paes Barreto ao Palácio do Campo das Princesas ocorre após Álvaro Porto, adversário político de Raquel Lyra, optar por não assumir o governo. Para que a linha sucessória fosse cumprida conforme a Constituição Estadual, Porto precisou se licenciar do cargo e se ausentar do estado. A licença vale de 24 a 29 de outubro.

"Não tenho o menor interesse em assumir o governo do estado neste momento. Além disso, fui procurado pelo presidente do TJPE, com quem mantenho uma relação muito boa, e fiz esse gesto quando ele me consultou", afirmou Porto na semana passada. Na ocasião, Priscila Krause negou rejeição ao nome de Porto e disse que a escolha por Paes Barreto foi uma forma de prestigiar o Judiciário.