O presidente Lula também argumentou que combustíveis fósseis ainda continuarão sendo necessários por muito tempo
por Clara Nilo
Publicado em 24/10/2025, às 11h37 - Atualizado às 12h12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil pretende utilizar a receita obtida com petróleo para acelerar a transição energética e ampliar investimentos em fontes renováveis. Segundo ele, esse será o caminho para que a Petrobras deixe de ser “uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia”.
A declaração foi feita na madrugada desta sexta-feira (24), durante entrevista realizada na Indonésia, antes do embarque do presidente para a Malásia. O assunto surgiu em meio às discussões sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial e à preparação para a COP30, que ocorrerá em Belém em 2025.
"Se nós estamos reivindicando que a gente proteja as florestas e que nós queremos trabalhar para que a gente possa reduzir o uso de combustível fóssil, uma das formas é a gente utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada transição energética do planeta terra", afirmou Lula.
O chefe do Executivo brasileiro defendeu que o país tem vantagens competitivas no setor energético e conta com uma matriz mais limpa que a média global. Ele citou a mistura obrigatória de 30% de etanol na gasolina e 20% de biodiesel no diesel como exemplos de políticas que reduzem emissões.
Apesar da defesa da transição energética, Lula ressaltou que o petróleo ainda será essencial por muito tempo e que faz parte da estratégia do país aproveitar essa riqueza enquanto o mundo demanda combustíveis fósseis.
“É muito fácil falar assim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar do combustível fóssil. Ninguém tem”, disse ele.