Com a licença temporária de Porto e a ausência simultânea da governadora e da vice, o presidente do TJPE assumirá o Governo entre 24 e 28 de outubro
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 22/10/2025, às 12h35
Álvaro Porto recebeu licença internacional entre 24 e 29 de outubro.
Com Raquel Lyra e Priscila Krause fora do país, TJPE assume Governo.
Ricardo Paes Barreto ocupará o Executivo até o retorno da governadora.
É a segunda vez que o magistrado assume cargo do Poder Executivo.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), teve a licença internacional oficializada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial do Poder Legislativo. O ato, assinado pelo primeiro vice-presidente da Alepe, Rodrigo Farias (PSB), autoriza a ausência do parlamentar entre os dias 24 e 29 de outubro.
Em ofício encaminhado à Mesa Diretora da Casa, Porto informou que estará em viagem à Europa no período citado, com base no artigo 37 do Regimento Interno.
A autorização ocorre no mesmo momento em que a governadora Raquel Lyra (PSD) cumpre agenda oficial na China e na Dinamarca, com retorno previsto para o dia 28. Enquanto isso, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) responde pelo Executivo estadual de forma interina.
No entanto, Priscila também deixará o estado no dia 24, com destino à Dinamarca, se juntará à comitiva da governadora, o que deslocaria a chefia temporária do Governo para o presidente da Alepe. Com a ausência de Porto, o posto será assumido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, que ficará no comando do Executivo até a volta da governadora.
Com a transmissão interina da chefia do Executivo, Ricardo Paes Barreto passa a acumular, em uma mesma gestão, a experiência de ter comandado tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Recife. Em abril de 2024, ele assumiu a Prefeitura durante viagem internacional do prefeito João Campos (PSB).
A posse temporária daquele período só foi possível após a atualização da norma municipal que reorganizou a linha sucessória do Recife, incluindo o presidente do TJPE após prefeito, vice e presidente da Câmara Municipal.