Raquel Lyra apresenta oportunidades de investimentos em Pernambuco a empresas chinesas

Governadora apresentou o potencial logístico de Suape e discutiu ampliação de empresas chinesas em energia, fertilizantes e alimentos

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 21/10/2025, às 11h19

Imagem Raquel Lyra apresenta oportunidades de investimentos em Pernambuco a empresas chinesas

Governadora cumpre reuniões com três grandes grupos empresariais em Pequim.

Chimbusco confirma visita técnica a Suape em dezembro.

China Blue Chemical avalia ampliar operações de energia renovável.

COFCO discutiu exportações e cadeia do açúcar com a comitiva.

A governadora Raquel Lyra (PSD) cumpriu, nesta terça-feira (21), uma nova rodada de reuniões em Pequim com grupos empresariais chineses interessados em projetos de infraestrutura, logística e energia em Pernambuco. A agenda faz parte da estratégia do Governo do Estado de captar investimentos e ampliar a pauta exportadora por meio do Complexo de Suape.

A gestora se reuniu com executivos da China Blue Chemical — estatal do setor de fertilizantes nitrogenados e combustíveis sustentáveis —, da Chimbusco, empresa ligada ao grupo Cosco Shipping, e da COFCO, uma das maiores processadoras de alimentos da China.

Segundo o governo, duas das companhias já mantêm operações no Brasil e avaliaram a possibilidade de expansão para Pernambuco. Em paralelo, a administração estadual tem buscado consolidar Suape como ponto estratégico para logística e produção de energias alternativas.

Estivemos com três grandes empresas para apresentar Pernambuco e destacar a melhoria no ambiente econômico no Estado. Duas dessas companhias já têm negócios no Brasil e pretendem expandir”, afirmou Raquel Lyra. “Promovemos nossos potenciais para atrair futuros investimentos e diversificar a pauta exportadora, destacando Suape como hub logístico e de e-combustíveis”, completou.

Visita técnica a Suape

A direção da Chimbusco agendou uma visita a Pernambuco para dezembro, com o objetivo de avaliar as condições de infraestrutura para operação de combustíveis sustentáveis e fertilizantes. O interesse foi manifestado durante o encontro a partir da perspectiva de novas rotas marítimas e integração logística no Nordeste.

Representantes da China Blue Chemical também sinalizaram intenção de ampliar o portfólio de energia renovável competitiva no país, mantendo a possibilidade de expansão de atividades já existentes.

O objetivo desses encontros bilaterais foi avançar no diálogo e aproximar as empresas da realidade de Pernambuco e do Porto de Suape”, afirmou o secretário de Relações Internacionais, João Salles.

Agenda com a COFCO

No período da tarde, a comitiva visitou a sede da COFCO, onde foram discutidos temas ligados ao comércio exterior de alimentos e derivados. Segundo o governo, a companhia demonstrou interesse em avaliar oportunidades vinculadas à cadeia do açúcar e ao setor sucroalcooleiro, além do potencial logístico do porto pernambucano.

Reunião na Embaixada do Brasil

Ao fim da manhã, antes do encontro com a COFCO, a governadora se reuniu com o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, para tratar do diálogo institucional entre o país asiático e Pernambuco.