A governadora apresentou Suape como hub logístico internacional e buscou ampliar as rotas comerciais com a China
por Clara Nilo
Publicado em 20/10/2025, às 12h56 - Atualizado às 13h17
Em mais um dia de compromissos oficiais na China, a governadora Raquel Lyra (PSD) participou, nesta segunda-feira (20), de uma reunião estratégica com o Ministério do Comércio da China (MOFCOM), em Pequim.
O encontro teve como objetivo discutir novas rotas de comércio entre Pernambuco e o mercado chinês, reforçando o estado como um hub logístico para importação e exportação de produtos brasileiros. O movimento se mostra importante após os impactos do tarifaço no estado pernambucano.
A comitiva pernambucana também foi recebida na Câmara de Comércio da China, onde foram apresentadas as potencialidades do Complexo Industrial e Portuário de Suape.
“Estamos posicionando Pernambuco no centro do mundo e criando novas conexões para que nosso Estado cresça sem deixar ninguém para trás”, afirmou Raquel Lyra.
Durante a apresentação na Câmara de Comércio, Lyra destacou Suape como ponto estratégico para o escoamento de cargas entre América do Sul, Ásia e Europa. A agenda buscou atrair investimentos em setores como:
Energia renovável e combustíveis do futuro
Logística e cadeias portuárias
Agronegócio e transporte de grãos
“Tivemos importantes reuniões bilaterais com empresas que têm interesse em investimento no Porto Suape. Empresas das áreas de energia renovável, combustíveis do futuro, logística, assim como no setor agrícola, produção e transporte de grãos. Foram agendas de trabalho muito produtivas que trarão resultados para Pernambuco”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
A missão oficial do Governo de Pernambuco segue na China até o dia 22 de outubro. De 23 a 28, a comitiva continuará os compromissos na Dinamarca, em busca de parcerias em setores como energia limpa, mobilidade e inovação.
Acompanham a governadora os secretários João Salles (Relações Internacionais); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e as secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).