Presidente do TJPE assume interinamente Governo de Pernambuco e consegue marco histórico

Presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto comandará o Executivo de 24 a 28 de outubro, após presidente da Alepe, Álvaro Porto, abrir mão do cargo

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 16/10/2025, às 13h58

Ricardo Paes Barreto, de terno sorri
Ricardo Paes Barreto é presidente do TJPE - Divulgação

Posse Interina: O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, assume o Governo de Pernambuco de 24 a 28 de outubro.

Marco Histórico: Paes Barreto se torna o único presidente do TJPE a ter sido, em uma mesma gestão, prefeito interino do Recife e governador interino de Pernambuco.

Linha Sucessória: Ele assume após o presidente da Alepe, Álvaro Porto, abrir mão do cargo, que seria seu por direito na ausência da governadora e da vice.

Viagem Oficial: A troca no comando ocorre devido à missão internacional de Raquel Lyra e Priscila Krause na China e na Dinamarca.

Contexto: Em abril de 2024, Paes Barreto também assumiu a Prefeitura do Recife durante viagem do prefeito João Campos, sendo a primeira vez que um presidente de TJ assumiu uma capital no Brasil.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, assumirá interinamente o comando do Governo do Estado entre os dias 24 e 28 de outubro. A informação foi divulgada em primeira mão pelo Blog do Elielson. 

A transmissão de cargo ocorre porque a governadora Raquel Lyra (PSD) e a vice-governadora Priscila Krause (PSD) estarão em viagem internacional, e o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), que seria o próximo na linha sucessória, abriu mão de assumir o posto.

A governadora Raquel Lyra está em missão na China e na Dinamarca desde a última terça-feira (14), e a vice, Priscila Krause, se juntará à comitiva no dia 24.

A posse temporária estabelece um marco histórico para Paes Barreto, que se torna o único presidente do TJPE a ter exercido, em uma mesma gestão, as funções de prefeito do Recife e de governador de Pernambuco. Em abril de 2024, ele comandou a Prefeitura do Recife durante uma viagem internacional do prefeito João Campos (PSB).

Durante o período como prefeito interino, Paes Barreto se tornou o primeiro presidente de um Tribunal de Justiça a assumir a liderança de uma capital brasileira. Isso porque a resolução sobre a linha sucessória do Recife só ocorreu em março de 2024, que definiu que após prefeito, vice e líder da Câmara, viria o líder do TJPE. 

Acordo na linha sucessória do Governo de Pernambuco

Seguindo a Constituição Estadual, na ausência da governadora e da vice, o presidente da Alepe seria o substituto natural. No entanto, Álvaro Porto, adversário político de Raquel Lyra, optou por não assumir o governo. Com isso, ele terá que se ausentar do estado durante o período para que a linha sucessória seja cumprida.

"Não tenho o menor interesse em assumir o governo do estado neste momento. Além disso, fui procurado pelo presidente do TJPE, com quem mantenho uma relação muito boa, e fiz esse gesto quando ele me consultou", afirmou Porto.

A governadora em exercício, Priscila Krause, negou que houvesse qualquer rejeição ao nome do presidente da Alepe e afirmou que a decisão foi uma forma de prestigiar o chefe do Judiciário. "Não afastamos ninguém. Nós estamos aqui para unir e trazer para junto", declarou na noite de quarta-feira (15), durante a abertura do festival Rec'n'Play.