Rec'n'Play começa nesta quarta (15) com mais de 700 atividades gratuitas até sábado (18)

Festival de inovação e cultura, Rec'n'Play ocupa o Bairro do Recife com palestras, shows, rodadas de negócio e arenas temáticas até o próximo sábado (18)

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 15/10/2025, às 09h01 - Atualizado às 09h55

Show com luzes escrito "rec'n'play" diversas pessoas ao redor
Potter-Divulgação

Evento: O festival Rec'n'Play ocorre de 15 a 18 de outubro no Bairro do Recife com mais de 700 atividades gratuitas.

Palestras: Nomes como Leandro Karnal, Guga Chacra e Gabriela Prioli estão entre os palestrantes confirmados.

Negócios: A Arena de Negócios, no Cais do Sertão, triplicou de tamanho e reunirá 210 startups com investidores e grandes empresas.

Games: A Arena Gamer acontece em um novo espaço, no Armazém 14, com torneios oficiais de e-sports chancelados pela CBGE.

Música: Shows gratuitos no Cais da Alfândega incluem Ave Sangria, Otto, Del Rey e Joyce Alane.

Inscrições: A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site ou aplicativo oficial do evento, recnplay.pe

O festival Rec’n’Play começa nesta quarta-feira (15) e segue até o próximo sábado (18), com mais de 700 atividades gratuitas que transformam o Bairro do Recife em um "Carnaval do conhecimento", com atividades voltadas para tecnologia, negócios, cultura e economia criativa.

A partir do tema “O Futuro Feito por Gente”, o evento deste ano expande sua área de ocupação para novos espaços, como a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega, e a participação de grandes nomes do cenário nacional para debates sobre o futuro.

A programação se divide em quatro eixos temáticos, com consulta completa no site oficial ou no aplicativo do festival, onde os participantes podem montar uma agenda personalizada.

A realização do evento é da Ampla Comunicação, do Porto Digital e do Sebrae Pernambuco, com patrocínio e parcerias de diversas instituições públicas e privadas.

Mapa do Rec'n'Play 2025

Mapa do Recife Antigo com atrações do REC'N'PLAY

Nomes nacionais que estarão no Rec'n'Play 2025

O festival traz figuras conhecidas do cenário nacional para palestras e painéis. Entre os convidados confirmados estão o historiador Leandro Karnal, o jornalista Guga Chacra, a jurista Gabriela Prioli, o economista Marcos Lisboa e a cantora Sandra Sá. A presidente da Microsoft Brasil, Priscyla Laham, também participa de um dos encontros.

Um dos destaques da programação é o lançamento do livro “A Próxima Democracia – 32 Teses para o Futuro da Política no Mundo Figital”, de Rosário Pompeia e Silvio Meira. O debate sobre a obra contará com a presença do jornalista Gerson Camarotti, que atua na GloboNews. 

Negócios e Inovação

Um dos principais focos do Rec'n'Play, a Arena de Negócios triplicou de tamanho em relação à edição anterior, ocupando agora 4.500 m² no Cais do Sertão.

O espaço, coordenado em grande parte pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), reunirá 210 startups em busca de conexões com investidores e grandes empresas.

No local, a Adepe, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), a Facepe e a Agência de Empreendedorismo (AGE) promoverão mais de 120 atividades. O espaço também contará com a Sala Ponte Tech, um programa da Adepe e do Porto Digital para conectar startups com indústrias tradicionais.

Cultura Gamer e e-Sports

A Arena Gamer deste ano ocupa um novo e maior espaço no Armazém 14, na Avenida Alfredo Lisboa. Pela primeira vez, o evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), com curadoria de seu presidente, Leo Fontes.

A estrutura contará com consoles, simuladores de corrida, óculos de realidade virtual e computadores para o público. A programação inclui torneios de jogos como Counter-Strike 2, Free Fire, League of Legends e Valorant, com etapas classificatórias online e finais presenciais na arena.

Foco em Inclusão e Educação

O Porto Digital inaugura nesta edição o Espaço Porto+, na Avenida Rio Branco, com foco em debates sobre diversidade e inclusão. A programação abordará temas como cibersegurança para pessoas 65+, a inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho e vivências de docentes trans. Entre os participantes confirmados estão o ativista Ivan Baron e a artista e empresária Raquel Virgínia.

O Sebrae Pernambuco, um dos realizadores do evento, montou o Sebrae na Rua, também na Avenida Rio Branco, com foco em educação empreendedora. A programação é voltada para professores e estudantes, com atividades especiais nesta quarta-feira (15), em celebração ao Dia dos Professores.

Atrações e Serviços no Bairro do Recife

A Prefeitura do Recife participa do festival com mais de 160 atividades gratuitas. O principal ponto de encontro da gestão municipal será o Espaço Conecta, na Avenida Rio Branco, que terá atividades interativas e demonstrações de projetos.

Entre os serviços, a Secretaria de Saúde oferecerá vacinação com o uso de óculos de realidade virtual para crianças e adolescentes nos dias 15 e 16, no estande da prefeitura, e no dia 18, na Praça do Arsenal. A iniciativa busca tornar a imunização mais humanizada.

Outra atração tecnológica será o Balão Interativo na Rua dos Amores, onde os participantes poderão fazer uma simulação de voo pelo centro da cidade com óculos de VR.

A programação municipal também inclui a pintura de um mega mural no Edifício Niágara em homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos e o Passeio Cinematográfico, um roteiro por locais do Recife que serviram de cenário para os filmes de Kléber Mendonça Filho.

Música e Palcos

Os shows do festival acontecem no Palco Recife Cidade da Música, montado no Cais da Alfândega. Na quinta-feira (16), as atrações são Ave Sangria e Otto. Na sexta-feira (17), sobem ao palco a banda Del Rey e a cantora Joyce Alane.

Outros eventos musicais ocorrem em diferentes pontos do bairro, como a 20ª Jornada de MCs na Rua do Bom Jesus e a apresentação do Pagode do Didi, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Recife, no sábado (18), no Palco SESC.