Reeleição de Raul Henry no MDB-PE reforça laços com João Campos e PSB para 2026

Reeleição de Raul foi celebrada por lideranças socialistas e vereadores do MDB, que destacaram perfil conciliador e democrático do dirigente

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 25/05/2025, às 07h42

João Campos e Raul Henry - REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM
João Campos e Raul Henry - REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM

A reeleição de Raul Henry à presidência estadual do MDB de Pernambuco, neste sábado (24), reforçou laços políticos com o PSB e foi comemorada por importantes lideranças da legenda socialista. O prefeito do Recife, João Campos, telefonou pessoalmente para parabenizar o dirigente logo após o encerramento da votação, que aconteceu na Câmara Municipal do Recife. Raul venceu a disputa contra Jarbas Vasconcelos Filho por 65 votos a 49.

"Quero parabenizar o meu amigo Raul Henry pela expressiva vitória no MDB estadual com o importante apoio e trabalho do prefeito Paulo Roberto. Um resultado que honra a história de lutas e de posições firmes desse partido que aponta para um futuro que olha para um Pernambuco mais altivo e promissor", declarou João Campos, em nota oficial.

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também fez questão de registrar publicamente seu apoio ao dirigente reeleito. "Felicito o amigo Raul Henry pela reeleição como presidente estadual do MDB em Pernambuco. Desejo muito êxito nesse novo ciclo de trabalho e em seu propósito de fortalecer o partido em todo o estado. Parabéns!", escreveu.

A permanência de Raul à frente do MDB fortalece a aproximação entre as duas legendas, que já ensaiam aliança para a eleição estadual de 2026, com apoio à candidatura de João Campos ao governo de Pernambuco.

Paulo Roberto, João Campos e Raul Henry após eleição interna do MDB

Apoio das bases e liderança reconhecida

A vitória também foi saudada por vereadores do MDB em diferentes regiões do estado. Samuel Salazar (Recife), Geraldo Alves (Camaragibe) e Emílio de Tanquinhos (Águas Belas) destacaram o perfil democrático e conciliador de Raul.

"Raul é um exemplo de liderança democrática. Ele sempre conduziu o MDB com diálogo, escuta e articulação, construindo pontes em vez de muros", afirmou Salazar.

Já Geraldo Alves destacou a importância de uma direção que escuta as bases: “Raul mostra que é possível liderar com firmeza sem abrir mão da democracia.”

Para Emílio de Tanquinhos, o resultado fortalece o partido em meio a um cenário político de divisões. “Raul é uma liderança que une. Ele sabe ouvir, dialogar e agregar.”