Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes se aposenta

Deputado estadual Sileno Guedes era servidor concursado do TCE e se aposenta do serviço público, mas sem a necessidade de se afastar do mandato

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 05/04/2025, às 12h16 - Atualizado às 12h30

Servidores concursados se aposentam em regime próprio de previdência, pago pela FUNAPE, sem depender da aposentadoria pelo INSS - Divulgação
Servidores concursados se aposentam em regime próprio de previdência, pago pela FUNAPE, sem depender da aposentadoria pelo INSS - Divulgação

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) decidiu requerer aposentadoria voluntária ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O pedido foi deferido pelo presidente em exercício do TCE, conselheiro Carlos Neves.

Sileno se aposentou com proventos integrais no cargo de Analista de Controle Externo, conforme apurou o site Jamildo.com.

A aposentadoria como servidor público não interfere no mandato de Sileno como deputado, outros parlamentares são aposentados também, como Gleide Angelo, que se aposentou como delegada.

Ele ingressou por concurso no TCE em 1991, junto com o ex-prefeito Geraldo Júlio, que ingressou no mesmo cargo.

Sileno Guedes é economista.

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990, foi eleito presidente estadual do PSB em Pernambuco pela primeira vez em 2011, cargo no qual se mantém até hoje. Também é membro titular do diretório nacional do PSB.

Foi vereador do Recife e secretário estadual de Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2022 e reeleito.

CELEIRO DE QUADROS DA POLÍTICA

Desde 2007, primeiro ano da gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), o TCE se tornou um celeiro de quadros da política pernambucana. Vários servidores do órgão foram licenciados para exercer mandato eletivo ou cargo de secretário em gestões do Poder Executivo.

São servidores concursados do órgão, atualmente, o presidente do Banco do Nordeste Paulo Câmara, o presidente da SUDENE Danilo Cabral, o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio, a ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos, o secretário nacional Milton Coelho, além de outros políticos, como ex-secretários e presidentes de autarquias.

Como era de se esperar, o TCE é conhecido por ser um dos melhores órgãos públicos em Pernambuco para ser servidor.

Os auditores têm plano de carreira e com o tempo de serviço chegam a ganhar no teto do funcionalismo público.

Segundo o portal da transparência do TCE, um auditor de controle externo do órgão, no nível ACE-10 da carreira, ganha R$ 44.836,51 por mês.

Os servidores concursados também se aposentam em regime próprio de previdência, pago pela FUNAPE. Ou seja, não dependem da aposentadoria pelo INSS.