Sileno Guedes diz que a governadora Raquel Lyra atribui à sua gestão uma obra que foi feita durante governo de Paulo Câmara
por Cynara Maíra
Publicado em 08/02/2025, às 10h17
O deputado estadual e líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sileno Guedes (PSB) criticou, na sexta-feira (07), o evento promovido pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para inaugurar a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Tristão Ferreira Bessa, em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco.
"Em outubro, denunciei a situação dessa escola, que já estava construída, com salas, quadra, tudo praticamente pronto desde o fim de 2022, mas ficou dois anos sem ser inaugurada pelo atual governo", afirmou o deputado. Em 2022, a gestão era de um aliado de Sileno, o ex-governador e presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Sileno afirmou que, durante o tempo sem uso, a estrutura ficou sem manutenção e tomada por vegetação enquanto mais de mil alunos aguardavam a abertura do espaço.
O parlamentar também mencionou que a forma como a inauguração foi divulgada pelo governo omite o tempo de espera e sugere que a unidade foi construída pela atual gestão, enquanto alega que a ação seria feito do governo anterior.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, "esta é a terceira escola construída em Pernambuco desde o início da gestão", o que, para o parlamentar, não condiz com a realidade.
Durante a inauguração, a governadora Raquel Lyra afirmou que a entrega faz parte do programa Juntos pela Educação, que prevê a construção de 18 novas escolas até 2026.
"É uma alegria imensa estar em Lagoa do Itaenga, na entrega de um equipamento tão importante, nesse grande movimento que é o Juntos pela Educação", declarou a governadora.
A escola conta com:
O Governo aponta que o investimento total na obra foi de R$ 7,2 milhões, e 1.045 alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já estão matriculados para o ano letivo de 2025.
A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) acompanhou a inauguração, que também contou com a presença de deputados estaduais e prefeitos da região.
O prefeito de Lagoa de Itaenga, Dimas Natanael (Republicanos), citou que o novo equipamento terá forte impacto na educação do município.
Atualmente, o governo estadual tem outras sete escolas em construção em diferentes regiões. O plano do Juntos pela Educação é que até o fim do primeiro mandato de Raquel 334 novas quadras poliesportivas sejam entregues.