Desde o início do ano, Raquel tem percorrido o estado com anúncios e investimentos. Em Vicência, governadora também revelou novos investimentos para cidade
por Cynara Maíra
Publicado em 08/02/2025, às 08h23 - Atualizado às 09h00
Em visita pela Mata Norte na sexta-feira (07), a governadora Raquel Lyra (PSDB) passou pela cidade de Vicência, uma das mais afetadas pelas fortes chuvas de janeiro.
Em sua primeira ida à cidade após os danos causados pelo temporal, Raquel anunciou a construção de 12 casas no distrito de Chã dos Mandados para as famílias vítimas das enchentes de 2022. O distrito também passará por melhorias de infraestrutura, a partir da instalação de equipamentos urbanos e de paisagismo.
O novo prefeito de Vicência, Eder Waltter (PSDB), elogiou o projeto afirmando que até os elementos técnicos demonstrariam como governo Raquel tem "cuidado com o povo".
"Não é simplesmente fazer uma casa, é uma casa em que já vem tudo organizado, que tem o seu terraço, o seu jardim, praça, calçamento, até a colocação de árvores foi pensada para 'mudar a cara' da região”, afirmou.
O investimento estadual será por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e faz parte do programa de habitação social do Estado "Morar Bem Pernambuco".
“Serão beneficiadas 12 famílias que desde 2022 recebem auxílio-moradia e esperam por uma casa. O Governo do Estado tomou a dianteira, fizemos a licitação e agora estamos aqui dando esta boa notícia à população de Vicência", afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
Segundo o ex-prefeito da cidade Guilherme Nunes (PSDB), as obras devem ser concluídas próximo dos festejos juninos, a governadora também prometeu a entrega em quatro meses.
Conhecido como Guiga, o político é cotado como um possível nome de Raquel Lyra para se candidatar ao Legislativo.
A cidade de Vicência foi uma das primeiras cidades da Mata Norte a apoiar a governadora durante as eleições estaduais de 2022. Fontes da cidade citam que Guiga teve forte papel em mobilizar outros prefeitos a apoiar Raquel no último pleito.
Além de novas moradias para população vitimada em 2022, Raquel também anunciou a construção de um habitacional do Minha Casa, Minha Vida em Vicência com 50 novas casas.
O contrato que deve ser assinado em abril garantirá um investimento de R$ 6,5 milhões para construção. Segundo Guiga, a prioridade serão pessoas que moram em áreas de risco.
Além do prefeito Eder Waltter e do ex-prefeito Guiga, o evento contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) e do deputado estadual Antônio Moraes (PP). A Zona da Mata Norte é um dos principais redutos eleitorais do parlamentar.
Ao discursar no evento, Antônio Moraes afirmou que a gestão de Raquel tem entregado para Vicência "a realização de um sonho" ao implementar melhorias de calçamento, escola e habitação.
Raquel também afirmou para o prefeito Eder que enviará novos ônibus escolares para cidade e que ele poderia escolher o tipo "do jeito que quiser" e que em breve uma nova creche será construída na cidade.
Em uma alfinetada para oposição, Raquel aproveitou o momento para dizer que "se quiserem seguir nosso trabalho vão cansar e muito, que a gente não para de andar não".
Desde o início de 2025, Raquel tem percorrido o Estado com anúncios, vistorias e eventos. Na semana passada, a governadora fez diversas ações na região do Sertão, principalmente em Petrolina.