Já em clima de eleição, cartazes agradecendo João Campos e Raquel Lyra estavam no Morro da Conceição durante reabertura de Santuário
por Cynara Maíra
Publicado em 21/05/2025, às 08h57 - Atualizado às 10h49
A cerimônia de reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, na noite da terça-feira (20), reuniu lideranças religiosas, moradores da comunidade e dois dos principais nomes cotados para a eleição estadual de 2026: o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).
O evento religioso e simbólico após o desabamento do teto do santuário no meio de 2024, também serviu de vitrine política. Em meio à celebração religiosa conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, cartazes com mensagens de agradecimento a ambos os gestores foram erguidos por moradores locais, em referência ao papel desempenhado pelas duas gestões na requalificação do templo.
A governadora destacou o investimento de R$ 5 milhões viabilizado pelo Governo de Pernambuco por meio de termo de fomento firmado com a Arquidiocese, menos de um mês após o desabamento do teto da igreja em agosto de 2024, que resultou na morte de dois fiéis e deixou outros 25 feridos.
“Hoje podemos entregar uma igreja totalmente restaurada, que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do nosso povo”, declarou Raquel Lyra durante a solenidade.
O prefeito João Campos, por sua vez, aproveitou a ocasião para anunciar o início das obras de restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição, situada no alto do morro.
“Assim como combinamos com a igreja, agora em junho a gente começa o restauro da imagem da Santa para estar pronta antes da festa”, afirmou. O gestor também prometeu melhorias no entorno do templo, em complemento ao programa estadual Águas de Pernambuco, que já atua na região.
Além da população, participaram da solenidade a vice-governadora Priscila Krause, o arcebispo Dom Paulo Jackson, padres da Arquidiocese e representantes das gestões estadual e municipal.
A entrega marcou a conclusão da obra do Santuário, que tinha passado por uma primeira etapa para receber os fiéis durante a Festa do Morro da Conceição.
O Santuário é um dos principais pontos de peregrinação do Estado e recebe, anualmente, mais de 1 milhão de fiéis durante a tradicional Festa do Morro, celebrada em dezembro.
Durante o desabamento do teto do Santuário, duas pessoas morreram e 25 ficaram feridas. A Prefeitura do Recife foi responsável por retirar os escombros. Os órgãos estaduais e municipais atuaram em conjunto no auxílio às vitimas após a tragédia.