Após ser acusado de usar a imagem do pai de forma desrespeitosa, Jarbas Filho confirma que irá concorrer à presidência do MDB
por Clara Nilo
Publicado em 23/04/2025, às 16h45 - Atualizado às 17h07
As últimas semanas foram marcadas pela guerra interna no MDB, envolvendo o deputado estadual Jarbas Filho e o ex-deputado federal Raul Henry pelo comando do partido. No processo, até mesmo o ex-governador Jarbas Vasconcelos, que abdicou da carreira política por questões de saúde, foi envolvido.
Jarbas Filho foi acusado, inclusive pela própria irmã, Adriana de Andrade Vasconcelos, em carta para o Jamildo.com, de usar a imagem do pai de forma desrespeitosa em sua jornada de busca ao poder dentro do partido.
"Acho lamentável o que está acontecendo no nosso partido. Trazer meu pai para essa disputa é não respeitar a sua vontade de não mais querer se envolver em disputas políticas. Ele me declarou de viva voz sua posição de neutralidade", escreveu a filha, que reforçou apoiar Raul Henry nesta questão.
Diante deste cenário, o deputado estadual declarou, nesta quarta-feira (23), que irá sim concorrer à presidência do MDB de Pernambuco.
"Assumo essa missão ciente dos desafios que o momento exige, movido pela vontade de contribuir com a reconstrução e o fortalecimento de um partido que sempre fez parte da minha vida e da história política do nosso estado".
"Caros amigos,
Com responsabilidade e espírito coletivo, decidi aceitar a indicação para concorrer à presidência do MDB de Pernambuco. Assumo essa missão ciente dos desafios que o momento exige, movido pela vontade de contribuir com a reconstrução e o fortalecimento de um partido que sempre fez parte da minha vida e da história política do nosso estado.
Minha trajetória política foi construída dentro do MDB, ao lado do meu pai, Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do partido no Brasil e referência de integridade e compromisso público. Através dele, aprendi desde cedo que política se exerce com diálogo, firmeza de princípios e respeito à sociedade. Conto com o apoio da minha família, da ampla maioria dos prefeitos emedebistas de Pernambuco e diversas lideranças políticas em todas as regiões do estado. É com esse incentivo que me coloco à disposição para liderar um novo ciclo no nosso partido.
Tenho plena convicção da legitimidade que carrego ao assumir esse desafio. O MDB de Pernambuco precisa reencontrar seu caminho, resgatando sua relevância e protagonismo político.
Nos últimos anos, infelizmente, nosso partido teve sua importância gradualmente reduzida, tornando-se muitas vezes instrumento de interesses particulares e dependente de outras legendas para manter sua sobrevivência. Essa não é a vocação do MDB. Não foi para isso que ele foi fundado, e não será esse o destino que aceitaremos passivamente.
Meu compromisso é claro: fortalecer o MDB com base no diálogo, na inclusão e no respeito à história dos nossos filiados. Quero reconstruir um partido vibrante, ativo, presente na vida dos pernambucanos de todos os cantos do estado. Sintonizados com os valores democráticos de sempre. Vamos juntos, trabalhar por um MDB forte, representativo e preparado para os novos tempos.
Conto com todos vocês nessa jornada
Jarbas Filho
Deputado estadual"