Estrada de Aldeia: Governo republica licitação de R$ 112 milhões

Atualmente, a via conhecida como Estrada de Aldeia apresenta buracos, trincas, acostamentos deteriorados e falta de sinalização horizontal

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 23/04/2025, às 15h40 - Atualizado às 15h56

A Estrada de Aldeia desempenha um papel estratégico para Camaragibe e região, sendo uma importante conexão entre o Recife e Paudalho. - Aldeia da Gente/Internet
A Estrada de Aldeia desempenha um papel estratégico para Camaragibe e região, sendo uma importante conexão entre o Recife e Paudalho. - Aldeia da Gente/Internet

Sem alarde, o Governo do Estado republicou o edital de licitação para reforma da PE-027, mais conhecida como Estrada de Aldeia, localidade que tem concentrado população de classe média que busca uma vida mais bucólica, longe do agitado centro do Recife.

O edital da estrada  já tinha sido publicado antes em março, mas foi revisto e republicado novamente em 12 de abril.

O valor previsto para a obra no edital ficou em R$ 112 milhões. O custo pode diminuir com a disputa entre as empresas interessadas.

A entrega das propostas das empresas deve ocorrer até 28 de maio, conforme apurou o site Jamildo.com.

Segundo o Governo, a obra integra um pacote de intervenções em rodovias do Programa PE na Estrada.

"Com a recuperação da Estrada de Aldeia, o Governo do Estado irá somar mais uma importante ação a esse conjunto de obras. A revitalização dessa importante via do Grande Recife é um pleito antigo que iremos tirar do papel para garantir mais segurança aos motoristas e pedestres. Além disso, a nossa equipe, liderada pela governadora Raquel Lyra, em um diálogo amplo com movimentos ambientais e moradores da região, entregará uma estrada totalmente integrada ao meio ambiente", afirmou a vice-governadora Priscila Krause, em março.

A restauração da PE-027 é uma obra coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A Estrada de Aldeia desempenha um papel estratégico para Camaragibe e região, sendo uma importante conexão entre o Recife e Paudalho.

“A melhoria da infraestrutura viária impulsionará o turismo e o comércio local, favorecendo a instalação de novos empreendimentos, como pousadas, restaurantes e atrações voltadas para o ecoturismo. A região se tornará ainda mais acessível, fortalecendo seu potencial econômico e turístico e garantindo mais qualidade de vida para a população”, reforçou o diretor do DER, Rivaldo Melo.