Exclusivo: TCE suspende licitação de R$ 112 milhões de Raquel Lyra para estradas

Pedido de cautelar foi elaborado pela área técnica do TCE contra licitação para estradas do DER

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 09/04/2025, às 09h47 - Atualizado às 09h57

Tribunal de Contas do Estado achou que prazo para concorrência era pequeno demais e atrapalhava competitividade - Foto: Google Street View
Tribunal de Contas do Estado achou que prazo para concorrência era pequeno demais e atrapalhava competitividade - Foto: Google Street View

Sem alarde, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu suspender uma licitação para execução de obras e reformas na PE-027, no trecho entre Camaragibe e o final da pavimentação, com extensão de 28 quilômetros. O Jamildo.com teve acesso ao processo em primeira mão.

O valor da obra estava orçado na licitação em R$ 112.683.037,76.

O pedido de cautelar partiu dos auditores do TCE, ao analisarem a licitação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Segundo os auditores, restou "caracterizada como infração legal, constitucional e principiológica, a adoção de prazo exíguo de 12 (doze) dias úteis para apresentação de propostas e lances, com potencial de causar restrição à competitividade e eventual direcionamento".

A abertura das propostas estava prevista para esta terça-feira (8), mas foi suspensa, após decisão cautelar do TCE.

O relator do processo foi o conselheiro Ranilson Ramos, que acatou as razões dos auditores do TCE.

A ordem do TCE, ao final da decisão, foi para "suspender, imediatamente, a abertura das propostas e lances" e "determinar à autoridade competente que se abstenha de abrir as propostas, porventura inseridas no PNCP, a fim de não violar o sigilo das propostas".

A decisão ainda será analisada pela Segunda Câmara do TCE, composta por três conselheiros.

OBRA IMPORTANTE PARA CAMARAGIBE

A requalificação da PE-027, que liga Camaragibe à Região Metropolitana do Recife, é uma das obras mais aguardadas pela população local.

A previsão do Governo era das obras começarem no segundo semestre de 2025.

Principais Intervenções

Recuperação do Pontilhão (Km 1): Reforma do pontilhão no início da estrada, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego.

Melhorias no Sistema de Drenagem: Prevenção de alagamentos e escoamento eficiente das águas pluviais, garantindo melhor condição da via, principalmente em períodos de chuva.

Implantação de Ciclovias: Inclusão de ciclovias para maior segurança dos ciclistas que utilizam a estrada.

Rotatória Próxima ao Boulevard Shopping: Instalação de rotatória para facilitar a circulação de veículos e reduzir o tráfego intenso na região.

Canteiros e Faixas Duplas de Rolamento (EIA): Criação de faixas duplas de rolamento e canteiros, aumentando a capacidade da via e a segurança dos motoristas.

Sinalização Completa: A PE-027 receberá sinalização vertical, horizontal e reflexiva, garantindo melhor visibilidade, especialmente à noite e em condições climáticas adversas.

O OUTRO LADO

Fica aberto o espaço ao Governo do Estado, caso queira acrescentar informações em contraditório.