Raul Henry é reeleito presidente do MDB em Pernambuco

Com apoio de lideranças do interior, Raul Henry garante mais um mandato à frente do MDB-PE e promete fortalecer a aliança com o PSB

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 24/05/2025, às 12h58

Raul Henry - DIVULGAÇÃO
Raul Henry - DIVULGAÇÃO

Em uma eleição marcada por intensas articulações e disputas internas, o ex-deputado federal Raul Henry foi reeleito neste sábado (24) para a presidência do diretório estadual do MDB em Pernambuco. A votação ocorreu na Câmara Municipal do Recife, reunindo 97 filiados titulares aptos a votar.

Henry, que comanda o MDB-PE desde 2015, enfrentou o deputado estadual licenciado Jarbas Filho em uma disputa que expôs o racha entre lideranças tradicionais e a nova geração do partido. Apesar de ter perdido o apoio do ex-governador Jarbas Vasconcelos, Henry conquistou ampla adesão de prefeitos do interior, especialmente da Zona da Mata e do Agreste, o que acabou sendo decisivo para sua reeleição.

“Desejo uma convenção em paz”, diz Raul Henry

Horas antes do resultado ser oficializado, Raul Henry já demonstrava otimismo com o desfecho da eleição. "Estou muito confiante na vitória. E o que eu desejo hoje, principalmente, é isso que a gente tá vendo aqui. É que seja uma convenção que transcorra em paz, de forma democrática. Quem vencer dá o rumo político ao partido, de acordo com suas convicções. Agora, eu tô muito convicto que nós vamos vencer a eleição."

Ao ser provocado sobre críticas feitas por Jarbas Filho durante a campanha, Henry preferiu adotar um tom conciliador. "Foram palavras injustas. Quem tem que ser perguntado sobre isso é ele. Eu preferi não responder, achei melhor inclusive para contribuir com o clima de paz aqui da convenção, que era o que eu mais queria hoje."

O dirigente explicou também a decisão de evitar discursos antes da apuração. "Fizemos a escolha por não facultar a palavra antes do resultado para tentar diminuir a temperatura, para tentar fazer com que a convenção transcorresse da melhor maneira possível."

Em sua fala após a vitória, Henry enfatizou a importância de reconstruir a unidade interna do MDB como estratégia para o fortalecimento da sigla no estado. "O partido, quando tem unidade política, tem muito mais possibilidade de se fortalecer. Em 2020, quando estávamos unidos, fizemos 30 prefeitos. Em 2024, sem unidade, caímos para 12. A convenção de hoje define a direção política do partido e isso facilita muito a reestruturação."

Questionado sobre a possibilidade de atrair nomes de fora para reforçar o partido, Henry não hesitou ao citar o ex-ministro Mendonça Filho, que era cotado para entrar na legenda em caso de vitória do grupo adversário. "Se ele quiser vir, será recebido de portas abertas. Eu inclusive tenho uma excelente relação pessoal com ele."

Aliança com João Campos

Mesmo antes de ter a vitória confirmada, Raul Henry já havia declarado que o MDB manteria sua aliança com o PSB e apoiaria o prefeito do Recife, João Campos, em uma eventual candidatura ao Governo de Pernambuco em 2026. Com a reeleição de Henry à frente do partido, esse caminho se consolida ainda mais.

Nós temos uma posição muito clara. Defendemos uma aliança com o PSB e desejamos muito que o prefeito João Campos se lance candidato ao governo de Pernambuco para que a gente possa apoiá-lo”, afirmou Raul.

Não vai dar tempo de comemorar

Após a vitória por 65 a 49, Raul Henry pouco vai comemorar o resultado. Ele próprio afirmou ao Jamildo.com que ainda hoje entrará em compromisso pela Prefeitura do Recife. O presidente reeleito do MDB ficará uma semana na França.