Ranking de presidenciabilidade: Lula lidera avaliação positiva, Bolsonaro fica em segundo

Levantamento testou 11 nomes para Presidência e mostra Lula com maior avaliação positiva, Bolsonaro em segundo e Flávio Bolsonaro com maior rejeição

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 02/10/2025, às 13h46

Presidente Lula e ex-presidente Jair Bolsonaro
Presidente Lula e ex-presidente Jair Bolsonaro - DIVULGAÇÃO/ SECOM PR

Uma pesquisa do Instituto Ipespe elaborou um “ranking de presidenciabilidade” com base na percepção dos brasileiros sobre nomes que poderiam ocupar a Presidência da República. O levantamento aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o mais bem avaliado nesse aspecto, com 47% dos entrevistados afirmando que ele “seria um bom presidente”. Logo atrás, aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%, uma diferença de 12 pontos percentuais.

Os números mostram ainda que Lula teve crescimento em relação ao levantamento anterior. Em maio, 39% entendiam que ele faria um bom governo, contra 57% que discordavam. Agora, a taxa positiva subiu para 47%, enquanto a rejeição caiu para 50%.

No caso de Bolsonaro, cujo nome foi testado pela primeira vez nesse formato, 35% avaliam que ele seria um bom presidente, contra 62% que responderam de forma negativa.

O ranking geral ficou da seguinte forma:

  • Lula: 47% disseram que sim; 50% responderam não
  • Jair Bolsonaro: 35% disseram que sim; 62% responderam não
  • Tarcísio de Freitas: 33% disseram que sim; 50% responderam não
  • Fernando Haddad: 32% disseram que sim; 54% responderam não
  • Michelle Bolsonaro: 25% disseram que sim; 66% responderam não
  • Ratinho Júnior: 23% disseram que sim; 55% responderam não
  • Romeu Zema: 20% disseram que sim; 56% responderam não
  • Eduardo Bolsonaro: 20% disseram que sim; 69% responderam não
  • Ronaldo Caiado: 16% disseram que sim; 59% responderam não
  • Flávio Bolsonaro: 16% disseram que sim; 74% responderam não
  • Eduardo Leite: 11% disseram que sim; 63% responderam não

O levantamento aponta também os índices de rejeição mais elevados. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece no topo desse recorte, com 74% dos entrevistados avaliando que ele não seria um bom presidente.

Além disso, Romeu Zema (Novo) e Eduardo Leite (PSD) se destacam como os nomes mais desconhecidos, de acordo com a pesquisa. No caso de Leite, 63% responderam que ele não seria um bom presidente e apenas 11% disseram que sim, mas 26% afirmaram não ter informações suficientes. Já em relação a Zema, 56% avaliaram que ele não seria um bom presidente, 20% disseram que sim e 24% apontaram falta de conhecimento para opinar.

A pesquisa ouviu 2,5 mil pessoas entre 19 e 22 de setembro, todas com 16 anos ou mais. A amostra foi representativa da população brasileira, levando em conta proporções de sexo, idade, localidade, nível de instrução e renda. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.