Em Brasília Teimosa, presidente entregou 599 títulos de terra, prometeu concluir regularização até 2026 e criticou atraso de 15 anos no processo
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 14/08/2025, às 21h42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 599 títulos de regulamentação fundiária a famílias do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (14). A solenidade aconteceu na principal avenida, com a presença de moradores, políticos e autoridades.
“É muito importante porque o título dá segurança para vocês. O título diz que vocês são donos e que ninguém vai poder mexer com vocês. E vocês farão a casa do jeito que quiserem, a reforma que quiserem, pintar do jeito que quiserem, fazer o comércio de vocês, um comerciozinho que venda comida de qualidade, com o qual vocês sustentam a família de vocês. Isso nós queremos garantir para todo mundo", afirmou o presidente.
Brasília Teimosa é um local marcante para o presidente Lula, pois, em 2003, ele esteve no bairro poucos dias após sua posse do primeiro mandato para conhecer a região que se ergue entre o rio Cabiraribe, o oceano Atlântico e era alvo da especulação imobiliária.
O então prefeito do Recife era o petista João Paulo, com apenas dois anos de experiência a frente do executivo municipal. A pobre Brasília Teimosa tinha centenas de seus moradores vivendo em palafitas dentro do mar.
Lula, no entanto, se mostrou descontente ao saber que demorou 15 anos após o término do mandato para que os títulos sejam entregues. “Eu as vezes fico decepcionado, porque a gente aprova uma lei, e quando a gente pensa que a lei tá em andamento, a lei nem foi regulamentada, leva meses. E quando eu fiquei sabendo, depois de 15 anos que eu retornei à presidência da República, que não tinha sido entregue os títulos de Brasília Teimosa, eu fiquei muito, mas muito put* da vida”, declarou.
Ao final do discurso, o presidente afirmou que pretende entregar até janeiro do ano que vem todos os 6,7 mil lotes regularizados. Lula lamentou haver excesso de burocracia e demora na regularização das terras para os mais pobres.
“No Carnaval, a gente vai estar aqui celebrando com toda a comunidade a entrega desses títulos”, pontuou.
A comitiva do presidente teve, com alarde, nomes como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), os deputados federais da base como Carlos Veras (PT), Clodoaldo Magalhães (PV), Pedro Campos (PSB), Túlio Gadelha (Rede) e Eriberto Medeiros (PSB). Os três senadores por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), além da ex-deputada federal e pré-candidata ao Senado, Marília Arraes.
Os ministros Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Jader Filho (Cidades), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Woley Queiroz (Previdência Social) também estavam presentes.
Outros nomes presentes foram os deputados estaduais petistas, Doriel Barros, Rosa Amorim e João Paulo Lima e Dani Portela, que se filiará à sigla em março. Também estiveram presentes, sem alarde, outros nomes incomuns em eventos do Partido dos Trabalhadores, como Luciano Bivar (União Brasil) e o secretário de Relações Institucionais da prefeitura do Recife, Raul Henry (MDB).