Dani Portela aguarda apenas chegar 2026 para sair do PSOL, de modo a não ter o mandato questionado em caso de abandono da legenda
por Jamildo Melo
Publicado em 01/11/2024, às 16h26
Petista estaduais contaram ao site Jamildo.com que a deputada estadual Dani Portela, eleita pelo PSOL, está de malas prontas de mudança para o PT em Pernambuco.
"Ela não saiu ainda, liberou apenas o grupo dela no partido para realizar esta movimentação porque, se ela sair, ela perde o mandato. O PSOL poderia pedir o mandato de volta", afirmou um neo aliado de Dani Portela.
A próxima janela partidária só abre em 2026, a seis meses das eleições estaduais.
A reportagem do Jamildo.com apurou que o acordo para entrar no PT ocorreu na semana passada, com uma reunião entre Dani Portela e o senador Humberto Costa.
O objetivo de Humberto Costa seria fortalecer o partido, de olho nas eleições de 2026.
Mas a chegada de pessoas de fora já está causando ciumeira, uma vez que pode complicar a chapa dos pretendentes ao cargo de deputado estadual, com pessoas de fora.
Um exemplo citado é o candidato do PT em Olinda, Vini Castello, que teria um desafio adicional, ao concorrer com os três deputados estaduais do partido e agora outro deputado de mandato.
"O PT como um todo concorda? Isto foi combinado com o partido ou só com o senador Humberto Costa?", pergunta um insatisfeito na legenda.
Hoje, são deputados do partido João Paulo, Rosa Amorim e Doriel Barros.
Outro temor citado no bastidor é a formação da chapa, que poderia gerar canibalismo. "Teria que haver muito voto para eleger quatro ou cinco deputados. Um cenário parecido com este só ocorreu em 2010, quando o PT estava no auge, Dilma presidente, Lula deixou o governo com 80% de aprovação".
O cenário, ao contrário, é diferente. A federação do PT com PC do B e PV acaba em 2026 e não se sabe se continua. Caso continue, haverá a concorrência ainda de três outros deputados estaduais (um do PC do B e outro do PV).
Leia também
@blogdojamildo