Em dois meses, aprovação do governo Lula cresce sete pontos e chega a 50%, revela Ipespe

Levantamento do Ipespe mostra aumento da aprovação e redução da desaprovação ao governo Lula; pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre 19 e 22 de setembro

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 25/09/2025, às 17h10

Imagem Em dois meses, aprovação do governo Lula cresce sete pontos e chega a 50%, revela Ipespe

A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 50% de aprovação. Em dois meses, o índice cresceu sete pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, 43% desaprovam o governo, percentual numericamente menor que o de aprovação. Em julho, a desaprovação era de 51% entre os entrevistados.

A sondagem aponta que a aprovação é mais elevada entre eleitores de esquerda, chegando a 95%. Entre eleitores que se identificam como de centro, o índice de aprovação é de 49%, enquanto na classe média chega a 51%.

Pesquisa Ipespe indica melhoria na avaliação do presidente Lula

Segundo o Ipespe, fatores como a melhora da percepção do noticiário sobre o governo e a reação ao chamado “tarifaço” contribuíram para o resultado de setembro. O levantamento também foi realizado após a aprovação, na Câmara dos Deputados, da chamada PEC da Blindagem, medida que gerou repercussão negativa. O presidente Lula se posicionou contra a proposta e, no domingo (21), manifestações organizadas por movimentos populares, artistas e partidos de esquerda ocorreram em diversas cidades do país.

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todas as regiões do Brasil, entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%.