A divisão interna no Partido Liberal em Pernambuco também aparece na atuação parlamentar da legenda na Assembleia Legislativa
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 21/10/2025, às 12h51
Renato Antunes, alinhado ao governo Raquel Lyra, defendeu medidas de valorização dos professores e citou pagamento do BDE e reajustes na carreira.
Coronel Alberto Feitosa, na oposição, cobrou apuração de vídeo gravado por professora em sala de aula com conteúdo considerado inadequado.
Bancada do PL está dividida: Nino de Enoque lidera o bloco governista, enquanto Feitosa, Abimael Santos e Joel da Harpa permanecem na oposição.
A rachadura estadual no Partido Liberal, protagonizado pelo ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente da sigla em Pernambuco, Anderson Ferreira, se reflete na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde Renato Antunes pertence à base da governadora Raquel Lyra (PSD) e Coronel Alberto Feitosa é membro da oposição, aliando-se, inclusive, ao PSB numa fiscalização ao hospital da Polícia Militar, no mês de maio.
A divergência entre os parlamentares foi ainda mais evidente na tribuna da Alepe da segunda-feira (20), quando fizeram avaliações distintas sobre temas ligados à educação pública em Pernambuco. O deputado Renato Antunes elogiou as medidas de valorização salarial adotadas pelo Governo do Estado, enquanto o deputado Coronel Alberto Feitosa cobrou a apuração de um caso envolvendo uma professora da rede estadual.
Renato Antunes registrou o pagamento de R$ 207 milhões relativos ao Bônus de Desempenho Escolar (BDE), repassados a cerca de 36 mil servidores que cumpriram as metas previstas para 2023. O pagamento ocorreu no Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
O parlamentar também mencionou o reajuste no plano de carreira e o desachatamento das faixas salariais. “Eu quero parabenizar a atual gestão por fazer o desachatamento da carreira. Assim, a gente consegue ter uma carreira que seja atrativa”, afirmou.
Segundo o deputado, a defasagem anterior vinha provocando a saída de profissionais da rede estadual, que migravam para municípios com remuneração superior.
Renato Antunes fez comparação entre o reajuste implementado pelo governo estadual e o aumento concedido pela Prefeitura do Recife aos professores municipais. Para ele, “os professores da capital não têm o que comemorar”, ao mencionar o reajuste de 1,5% aprovado para 2025.
Na mesma sessão, o deputado Coronel Alberto Feitosa relatou ter recebido denúncia sobre a conduta de uma professora da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira, no Recife. Segundo o parlamentar, ela teria gravado e publicado um vídeo em sala de aula com conteúdo considerado inadequado.
“Se ela fizesse isso de sua casa, nada teríamos que comentar. Mas esse vídeo foi postado por ela, produzido dentro de uma sala de aula”, declarou o deputado, acrescentando que alunos aparecem circulando no local durante a gravação. O gabinete informou ter protocolado pedido de apuração à direção da escola e ao Governo do Estado.
Desde a volta do recesso parlamentar, o deputado Nino de Enoque é líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, substituindo Abimael Santos. O parlamentar faz parte da ala governista, junto a Renato Antunes - que está de saída para o partido Novo.
Abimael Santos, Alberto Feitosa e Joel da Harpa atuam na oposição da governadora.