Mendonça Filho pode trocar União Brasil pelo partido Novo

Mendonça deve deixar o União Brasil após décadas na mesma sigla e se filiar ao Partido Novo, que busca fortalecer a chapa proporcional para 2026

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 10/10/2025, às 10h00

Deputado federal Mendonça Filho e Técio Teles, presidente do Novo em Pernambuco
Deputado federal Mendonça Filho e Técio Teles, presidente do Novo em Pernambuco - REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM @mendoncafilhope

O deputado federal Mendonça Filho está prestes a deixar o União Brasil para se filiar ao Partido Novo.

Além de Mendonça, o deputado estadual Renato Antunes também deve se juntar ao Novo, para disputar a reeleição.

O deputado federal Mendonça Filho deve deixar o União Brasil. Duas siglas estão de portas abertas para receber o ex-ministro. PSD e o partido Novo. O parlamentar integra a mesma legenda desde os tempos do antigo PFL, passando pelo Democratas até a fusão com o PSL, que deu origem ao União Brasil.

Nos bastidores, já é ventilado que Mendonça deve cotado para disputar a reeleição à Câmara dos Deputados pelo PSD, partido presidido em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. No entanto, a possibilidade perdeu força diante da dificuldade de acomodação política nas chapas proporcionais tanto do PSD assim como acontece no União Brasil.

O partido Novo em Pernambuco busca ter dois ou três deputados federais em Pernambuco, segundo o presidente estadual da legenda, Técio Teles, que disputou a prefeitura do Recife em 2024. Outro pré-candidato à deputado federal pela legenda é o vereador do Recife Eduardo Moura, que tem aparecido em pesquisas relacionadas à disputa pelo Governo do Estado.

O movimento ocorre em meio ao processo de reorganização partidária no Congresso Nacional. Com a cláusula de desempenho pressionando as legendas menores, o Partido Novo deve priorizar a formação de chapas proporcionais, abrindo mão de disputar cargos majoritários em 2026.

Outro nome está de malas prontas para o partido Novo é o deputado estadual Renato Antunes, atualmente filiado ao Partido Liberal (PL). A mudança é tratada como certa nos bastidores. Há uma semana, Antunes esteve na sede estadual do partido ao lado do presidente Técio Teles e dos vereadores Felipe Alecrim e Eduardo Moura.

Foi um momento importante para conversar sobre a boa política e os desafios da cidade do Recife e de todo Pernambuco”, afirmou o parlamentar nas redes sociais, após o encontro.

O prazo legal para a troca de partidos se encerra em abril de 2026, período que antecede as convenções partidárias do próximo ano eleitoral.