PL da Dosimetria que reduz penas dos condenados do 8 de janeiro dividiu a bancada do estado, com 10 votos favoráveis, 13 contrários e duas ausências
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 10/12/2025, às 13h30
PL da Dosimetria teve aprovação na Câmara com divisão entre deputados de Pernambuco.
Bancada registrou 10 votos a favor, 13 contrários e duas ausências.
Parlamentares contrariaram orientações partidárias em ambos os lados.
Projeto segue para o Senado e poderá ser vetado pelo presidente Lula.
PL da Dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10), dividiu a bancada de Pernambuco. Dez parlamentares do estado votaram a favor do projeto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo a de Jair Bolsonaro, enquanto 13 se posicionaram contra. Outros dois deputados estavam ausentes. O texto segue agora para análise no Senado.
Os votos favoráveis partiram majoritariamente de integrantes de partidos que orientaram pela aprovação, entre eles PL, Novo, União Brasil, PP, PSD, Republicanos, MDB, PSDB, Cidadania, Avante, Solidariedade e PRD.
Mesmo com a orientação, alguns parlamentares contrariaram as bancadas. Maria Arraes (Solidariedade), Augusto Coutinho (Republicanos), Fernando Monteiro (PSD), Iza Arruda (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil) votaram contra o projeto.
A rejeição ao texto foi conduzida por deputados alinhados à base do governo federal, que acompanharam a orientação de PT, PCdoB, PV, PSB, PDT e da federação PSOL-Rede. O substitutivo apresentado pelo relator, Paulinho da Força (Solidariedade), obteve 291 votos favoráveis, 148 contrários, uma abstenção e 72 ausências.
O projeto ainda será analisado pelo Senado e, em seguida, submetido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderá vetar parcialmente ou integralmente a proposta. Pelo texto aprovado, a pena de Jair Bolsonaro pode ser reduzida para 2 anos e 3 meses.
