Levantamento Datafolha mostra João Campos à frente de Raquel Lyra na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026, com vantagem ampliada no segundo turno
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 29/10/2025, às 10h12
João Campos lidera com 52% no cenário estimulado; Raquel Lyra tem 30%
Segundo turno mostra vantagem ampliada do prefeito sobre a governadora
Sem Gilson Machado, quadro permanece praticamente inalterado
Na espontânea, empate técnico e índice elevado de indecisos.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29) mostra que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026 com 52% das intenções de voto no cenário estimulado. A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na segunda posição, com 30%. O levantamento foi contratado pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru.
A sondagem foi realizada entre 21 e 23 de outubro, com entrevistas presenciais a 1.022 eleitores em 43 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95%.
Os demais nomes testados ficaram abaixo de dois dígitos somados. O vereador do Recife Eduardo Moura (Novo) registra 4%, seguido pelo ex-ministro Gilson Machado (PL), com 3%, e pelo ex-vereador Ivan Moraes (PSOL), com 1%. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Apesar de aparecer na pesquisa, Eduardo Moura deve disputar mandato de deputado federal em 2026. Gilson Machado, por sua vez, tem articulado candidatura ao Senado, em uma disputa interna no PL com o presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira.
Pernambuco tem o eleitorado mais decidido. "O menor número de indecisos, com dois candidatos muito fortes, especialmente o prefeito", disse o cientista político Guilherme Russo, em entrevista ao jornalista Jamildo Melo.
Um aliado próximo da governadora afirmou que em pesquisas internas indicam que o ponto forte da incumbente é o eleitor do sertão e agreste. E que, por fim, ela buscará o voto na capital, onde João Campos é muito bem avaliado e vem de um recall importante, ao ser reeleito com mais de 78% dos votos.
Em uma simulação de segundo turno entre os dois nomes mais competitivos, o Datafolha aponta vantagem ampliada do prefeito do Recife. Neste cenário, João Campos aparece com 58%, contra 35% da atual governadora. Brancos e nulos representam 6%, enquanto 1% não respondeu.
O Datafolha testou ainda uma disputa sem a presença de Gilson Machado. A retirada do ex-ministro não altera a ordem dos candidatos nem os percentuais de forma relevante, mantendo João Campos numericamente à frente.
Na pergunta espontânea, em que os entrevistados citam nomes sem apresentação prévia de lista, o quadro é mais indefinido. João Campos e Raquel Lyra aparecem empatados, ambos com 23%, enquanto o percentual de eleitores que não souberam responder chega a 36%.
Leia também