Para turbinar Minha Casa Minha Vida no Recife, João Campos vai perdoar dívidas de imóveis antigos e levar a leilão terrenos abandonados

João Campos lança nova investida para ampliar oferta de áreas livres para construção de habitação popular, como Minha Casa Minha Vida

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 28/10/2025, às 15h06 - Atualizado às 15h37

João Campos faz palestra na sede do Sinduscon
João Campos, na sede do Sinduscon - Jamildo.com

O prefeito do Recife, João Campos, aproveitou uma reunião conjunta da Ademi e Sinduscon, nesta terça-feira, para anunciar mais duas iniciativas para turbinar a criação de áreas para construção na capital e com isso estimular o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação popular.

João Campos disse que as duas ações vão ganhar a forma de projeto de lei e serão enviadas para avaliação da Câmara Municipal do Recife. Ele disse que as duas medidas são instrumentos de ação contínua de regulamentação urbanística.

A primeira a ser citada foi a remissão de dívidas de imóveis no centro do Recife, vinculados a área do Recentro. "O estoque das dívidas (muitas delas históricas) seja do tempo de Dom Pedro não pode ser um impeditivo para o crescimento da cidade", afirmou.

Depois João Campos focou nas áreas abandonadas e sem uso algum no Centro, que poderão ser levadas à desapropriação em um leilão público.

"Trata-se de um instrumento moderno, para aquelas áreas sem uso, com problemas burocráticos irreversíveis. Elas não vão virar patrimônio público com a desapropriação, apenas vão sair da mão de um privado e podem ser comprados por outro privado".

"Não faz sentido ter incentivos, ter recursos da Caixa, mas não ter área para construir. Vamos entrar nesta luta para atrair investimentos, empregos e uma cidade melhor para todos"

O prefeito foi aplaudido mais de uma vez pelos empresários, que elogiaram a equipe da PCR e os vereadores Romero Jatobá e Samuel Salazar. "Pode ter polêmica? Pode... mas nesta gestão não podemos ter medo. E não temos medo de fazer o que é certo e melhor para a cidade", declarou João Campos.

Neste ano, a Prefeitura do Recife já aprovou uma lei específica para retrofit no Recife Antigo, inspirada no Rio de Janeiro e que criou um boom imobiliário por lá.

Conforme já informou o site Jamildo.com, a grande jogada é engajar o mercado imobiliário na iniciativa. Uma construtora que apostar em um retrofit para habitação no Centro do Recife ganhará o direito de ampliar o potencial construtivo em Boa Viagem, por exemplo.

João Campos fez esta promessa em reunião com o Sinduscon e Ademi, quando era candidato.

O incentivo vai valer para imóveis no bairro do Recife e sua área histórica, além de São José, Santo Antônio e Boa Vista.