Pesquisa ao Senado mostra acirramento da disputa; apenas Marília Arraes tem vantagem, candidatos empatam

Levantamento testou cenários com os diferentes pleiteantes da disputa ao Senado em Pernambuco. Humberto tem os melhores números em quase todos os cenários

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 11/02/2026, às 11h45 - Atualizado às 12h17

Montagem de fotos, Marília Arraes, Humberto Costa, Anderson Ferreira, Eduardo da Fonte, Fernando Dueire, Silvio Costa Filho e Miguel Coelho
Pesquisa indica um empate técnico entre a maioria dos candidatos ao Senado em Pernambuco - Montagem: Jamildo.com

Para além da disputa pelo Governo de Pernambuco, a pesquisa RealTime Big Data desta quarta-feira (11) indica  equilíbrio entre os diversos candidatos na disputa pelas duas vagas ao Senado em Pernambuco.

O levantamento mostra o senador Humberto Costa (PT) numericamente à frente na maioria das simulações, mas em empate técnico com adversários como Silvio Costa Filho (Republicanos) e Miguel Coelho (União Brasil).

Apenas a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) consegue uma vantagem mais clara sobre os concorrentes.

O estudo detalha a intenção do eleitor no "primeiro voto", escolha que psicologicamente indica maior decisão e prioridade.

Nesse recorte, Humberto Costa demonstra um eleitorado fiel e alcança entre 30% e 32% na maior parte dos cenários. Marília Arraes também exibe força nesse quesito e atinge 32% quando seu nome consta na lista estimulada.

O levantamento não adicionou a já pré-candidata ao Senado, vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). 

Cenário com Marília Arraes

A presença de Marília Arraes altera a dinâmica da liderança.

A ex-deputada soma 27% das intenções de voto consolidadas (soma das duas vagas).

Humberto Costa e Anderson Ferreira (PL) aparecem empatados na segunda posição, ambos com 21%. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) registra 13%. Brancos e nulos somam 10%.

Disputa acirrada com Miguel e Silvio

A competição acirra com a inclusão do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Ele empata tecnicamente com Humberto Costa no topo da pesquisa, ambos com 24%. Anderson Ferreira segue  logo atrás, com 21%. Eduardo da Fonte cai para 9% nesse contexto.

Nos cenários sem Marília e Miguel, o ministro Silvio Costa Filho se posiciona como o principal adversário direto do petista. Humberto lidera com índices entre 23% e 24%, enquanto Silvio marca 21% de forma consistente. O ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, mantém uma base que oscila de 19% a 21%.

Marília, Miguel e Silvinho disputam a segunda vaga na chapa do prefeito João Campos (PSB). A primeira ficaria para Humberto Costa. 

Outros nomes testados

A pesquisa também avaliou o desempenho de Gilson Machado (PL) e do atual senador Fernando Dueire (MDB). Gilson alcança 17% e apresenta um desempenho inferior ao de Anderson Ferreira dentro do mesmo espectro político. Dueire, apesar de já ser um senador, aparece com 9% das intenções de voto.

Veja os números consolidados (Soma dos votos)

Cenário com Marília Arraes

  • Marília Arraes (Solidariedade): 27%

  • Humberto Costa (PT): 21%

  • Anderson Ferreira (PL): 21%

  • Eduardo da Fonte (PP): 13%

Cenário com Miguel Coelho

  • Humberto Costa (PT): 24%

  • Miguel Coelho (União Brasil): 24%

  • Anderson Ferreira (PL): 21%

  • Eduardo da Fonte (PP): 9%

Cenário Base (Humberto x Silvio x Anderson)

  • Humberto Costa (PT): 23%

  • Silvio Costa Filho (Republicanos): 21%

  • Anderson Ferreira (PL): 19%

  • Eduardo da Fonte (PP): 13%

Metodologia

O Instituto RealTime Big Data ouviu 2.000 eleitores em Pernambuco entre os dias 09 e 10 de fevereiro de 2026. A margem de erro é de 2,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro do TSE é PE-09944/2026.