Candidatura de João Campos ao Governo é 'irreversível', diz presidente do PSB Pernambuco

Presidente do PSB em Pernambuco afirma que expectativa do partido e do eleitorado é pela candidatura do prefeito do Recife ao Governo do Estado

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 04/02/2026, às 17h40

Imagem Candidatura de João Campos ao Governo é 'irreversível', diz presidente do PSB Pernambuco

Sileno Guedes diz que candidatura de João Campos é irreversível no PSB

Dirigente afirma que pesquisas indicam apoio popular ao nome do prefeito

PSB vê disputa ao Senado como cenário administrável na Frente Popular

Lula é apontado como figura central na articulação da chapa majoritária

Deputado estadual e presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes afirmou que a participação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa pelo Governo do Estado é um caminho sem retorno dentro do partido. Para o dirigente, há expectativa tanto da legenda quanto do eleitorado para que o gestor entre oficialmente no processo eleitoral.

Em entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, nesta quarta-feira (4), Sileno declarou que o nome de João Campos já está consolidado no debate interno. “Ele é o pré-candidato do PSB. A militância do partido quer isso e, mais do que a militância, as pesquisas mostram que a população de Pernambuco deseja que ele seja candidato”, afirmou, apesar do prefeito do Recife ainda não falar publicamente da pré-candidatura.

O presidente do PSB PE também comentou o cenário de múltiplas pré-candidaturas ao Senado dentro do campo aliado. Para Sileno, o quadro não representa dificuldade para a Frente Popular. “Acho que nossos adversários estão com um problema maior, porque não têm quem colocar na chapa”, disse.

Atualmente, são citados como pré-candidatos às duas vagas ao Senado o senador Humberto Costa (PT), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) e a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade).

Na avaliação do dirigente socialista, caberá a João Campos conduzir a definição da chapa de forma a contemplar diferentes regiões e forças políticas do estado. “Eu tenho certeza de que o prefeito João Campos vai achar o melhor caminho nessa composição para que a gente possa ter na chapa uma boa representação da geografia política do estado, independentemente do nome, e que possa também contemplar os nossos aliados”, afirmou.

Sileno Guedes também destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como figura central no processo de articulação política e na definição da composição majoritária da Frente Popular para a eleição estadual.

Lula recebeu de João Campos o pedido para visitar Pernambuco no Carnaval. Segundo o presidente estadual do PT em Pernambuco, Carlos Veras, a presença é confirmada.