Mirella Almeida toma posse como terceira mulher e mais jovem prefeita de Olinda

Mirella Almeida tomou posse às 15 horas na Câmara de Olinda. Mirella é a política mais jovem a se tornar prefeita

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 01/01/2025, às 16h00

Mirella Almeida é empossada prefeita de Olinda - Reprodução Instagram
Mirella Almeida é empossada prefeita de Olinda - Reprodução Instagram

Mirella Almeida (PSD) foi oficialmente empossada como prefeita de Olinda nesta quarta-feira, 01º de janeiro. 

A partir da cerimônia de posse, a ex-secretária da gestão Lupércio (PSD) se torna a terceira mulher a ocupar o cargo e a mais jovem na história do município. A cerimônia começou às 15 horas, e continuará às 16h30, com o processo de transmissão de cargo em frente à Prefeitura de Olinda. 

O evento contará com a presença do atual prefeito, Professor Lupércio, que passa o comando da gestão municipal para sua sucessora e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Mirella ganhou o segundo turno das eleições municipais de Olinda com 51,38% dos votos válidos, contra 48,62% do vereador Vinicius Castello (PT). 

Trajetória política e formação

Nascida e criada no bairro de Rio Doce, Mirella é formada em Marketing e atualmente cursa pós-graduação em Gestão Pública e Direito. Iniciou sua trajetória na assessoria da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde conheceu Lupércio durante seu mandato como deputado estadual.

A política entrou na gestão municipal de Olinda em 2017 como secretária de Governo, posteriormente assumindo as pastas da Fazenda e Planejamento e, mais tarde, a de Desenvolvimento Econômico. Em março de 2024, filiou-se ao PSD para se candidatar à Prefeitura.

Secretariado inicial anunciado

A prefeita eleita anunciou parte de seu secretariado com foco na área técnica.

Entre os nomes de destaque está Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite,que ficará como responsável da Secretaria de Cultura. 

A Secretaria de Governo será ocupada pelo advogado Júlio Corrêa, que já atuou como procurador-geral em municípios como Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Igarassu.

Na pasta de Saúde, a sanitarista Ana Callou, mestre em Gestão Pública pela UFPE, foi a escolhida. Já a área de Desenvolvimento Social será liderada pela assistente social Andréa Galdino.

Outras nomeações incluem Ana Selma como secretária executiva da Mulher, Cláudia Peregrino na Secretaria de Obras e o Coronel Pereira Neto à frente da Segurança.

@blogdojamildo