MDB aprova saída da base e formaliza posição de oposição na Alepe

Executiva Estadual e bancada do MDB em Pernambuco decidiram, por 15 votos a 1, pela saída da base do Governo e adesão à oposição na Alepe

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 24/09/2025, às 14h26

Reunião da Executiva estadual do MDB
Reunião da Executiva estadual do MDB - DIVULGAÇÃO/ MDB

O MDB de Pernambuco definiu, nesta segunda-feira (24), a mudança de sua posição política na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em reunião da Executiva Estadual com a bancada parlamentar, o partido aprovou, por 15 votos a 1, a saída do bloco de apoio ao Governo e a adesão ao campo de oposição. O único voto contrário foi do deputado Jarbas Filho.

Na reunião, os emedebistas reafirmaram o cumprimento da decisão judicial liminar que mantém o deputado Jarbas Filho na liderança da bancada. Entretanto, caso a liminar seja revertida, manifestaram preferência pelo deputado Waldemar Borges, alinhado à linha política aprovada na Convenção.

O presidente estadual do MDB, Raul Henry, destacou que, apesar de respeitar a determinação da Justiça, a legenda entende que a liderança deve ser uma escolha política.

Decisão judicial é para ser respeitada e cumprida. Mas vamos recorrer até a última instância. Precisamos de um líder que atue de acordo com o posicionamento que foi decidido na Convenção, órgão máximo do partido”, disse Henry.

Decisão judicial assegura Jarbas Filho na liderança do MDB

O pano de fundo da ida de Waldemar Borges para o MDB e para que o partido se mantenha na oposição é pela composição da CPI da Publicidade, instaurada no retorno da Casa do recesso parlamentar, no início de agosto e que após uma sequência de reviravoltas, tem maioria de parlamentares aliados do governo estadual.

Após deixar o PSB, Waldemar Borges foi nomeado Líder do MDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Além de ser um excelente deputado, com larga experiência no Legislativo, Waldemar está em sintonia com a linha política escolhida pelo partido em convenção, que é a de oposição ao Governo do Estado”, disse Raul Henry à época.

Uma decisão judicial, no entanto, botou água no Chopp dos opositores da governadora Raquel Lyra (PSD). O juiz Júlio César Santos da Silva, da 3ª Vara Cível da Capital determinou que Jarbas Filho reassuma a liderança da legenda na casa. O parlamentar ingressou com uma Ação Declaratória de Nulidade contra a reunião da Executiva Estadual que havia escolhido Waldemar como novo líder da bancada.

"A escolha do líder não poderia ser feita por Sua Excelência,  o presidente da Alepe, pois a indicação não poderia partir da executiva do partido", afirmou o magistrado.

A decisão do juiz destacou que a atribuição para designar a liderança da bancada cabe exclusivamente aos próprios integrantes da representação parlamentar do partido na Alepe.