João Campos concede Ordem do Mérito Capibaribe para Jorge Messias, advogado-geral da União
por Cynara Maíra
Publicado em 01/04/2025, às 08h02 - Atualizado às 09h07
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou nesta terça-feira (01) no Diário Oficial do Município a concessão da Ordem do Mérito Capibaribe, maior honraria da cidade, para Jorge Rodrigo Araújo Messias, Advogado-Geral da União.
Como Grão Mestre da Ordem do Mérito Capibaribe, João Campos concedeu a ordem no grau de Grã-Cruz para Jorge Messias.
No motivo para conceder a honraria, João Campos citou a trajetória de Messias no serviço público e em sua contribuição para o desenvolvimento da cidade.
O prefeito exemplificou a contribuição do advogado-geral no Recife ao apontar o auxílio de Jorge na recuperação e proteção de elementos da malha ferroviária do Centro Histórico do Recife, que estão tombados e hoje formam o Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, no Cais José Estelita.
No decreto, o líder do Executivo ainda citou que Jorge Messias seria uma "pessoa de convicções firmes e elevado espírito público, sempre disposto a contribuir para o desenvolvimento da cidade e estado de Pernambuco, além de sua amizade com a cidade do Recife e seu apoio constante à administração municipal".
Pernambucano, Jorge Messias é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).
Procurador da Fazenda Nacional desde 2007, ele atuou em diferentes órgãos do governo federal, incluindo a Casa Civil, o Banco Central e o BNDES.
Ficou conhecido publicamente em 2016, quando foi citado em uma conversa telefônica entre a então presidente Dilma Rousseff (PT) e Lula (PT). No áudio interceptado, Dilma afirma que estaria enviando um documento para Lula por meio do “Messias”, que na época era subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil.
Na transcrição do áudio, no entanto, o nome foi registrado como “Bessias”, o que virou meme nas redes sociais.
O documento em questão seria um termo de posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, em uma tática para garantir foro privilegiado ao então ex-presidente e dificultar uma eventual prisão.
O áudio fez com que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendesse a nomeação de Lula e a situação política de Dilma pré-impeachment piorasse.
Em 2023, foi nomeado Advogado-Geral da União pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Criada para reconhecer personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Recife, a Ordem do Mérito Capibaribe é a mais alta comenda municipal.
A medalha já foi entregue a nomes como o artista plástico Francisco Brennand e o arcebispo Dom Fernando Saburido.