Em meio ao julgamento de Bolsonaro no STF, direita do Recife convoca manifestação no 7 de setembro

Manifestação na Avenida Boa Viagem ocorre enquanto Primeira Turma do STF avança no julgamento sobre trama golpista que pode condenar ex-presidente

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 03/09/2025, às 12h19 - Atualizado às 12h54

Políticos de direita no último ato em Boa Viagem
Políticos de direita no último ato em Boa Viagem

Em meio ao avanço do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a direita pernambucana convocou uma manifestação no Recife para o próximo 7 de setembro.

Com o slogan "Todos na rua", o ato está marcado para 14h, na Avenida Boa Viagem, e reunirá lideranças políticas locais e nacionais em defesa do ex-presidente.

A mobilização na capital pernambucana contará com a presença de figuras como o ex-ministro Gilson Machado e os deputados federais Coronel Meira (PL), Clarissa Tércio (PP) e Pastor Eurico (PL).

Também devem participar os deputados estaduais Alberto Feitosa (PL), Renato Antunes (PL) e Júnior Tércio (PP), além dos vereadores do Recife Gilson Filho (PL), Thiago Medina (PL) e Alessandro Sarmento (PL).

Segundo os organizadores, o ato busca reafirmar a defesa da democracia, da liberdade de expressão e do "direito do povo de escolher livremente seus representantes, sem perseguições políticas ou interferências institucionais".

O julgamento de Bolsonaro e dos outros sete réus no STF tem mais sessões programadas para os dias 9, 10 e 12 de setembro.

Julgamento avança no STF

O julgamento, que teve início na terça-feira (2), retornou na manhã desta quarta (3) no STF. Na sessão de hoje, estão previstas as sustentações orais dos advogados de Bolsonaro, do general Augusto Heleno (ex-GSI), de Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e do general Walter Braga Netto (ex-ministro e candidato a vice em 2022).

No primeiro dia, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação de todos os oito réus do chamado "núcleo 1" da trama golpista.

Também ouviram as defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres. Os réus respondem por crimes como: 

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Durante a segunda sessão da terça, o Jamildo.com estreou seu quadro de debates "Ponto e Contraponto" com a deputada estadual Dani Portela (PSOL) e Alberto Feitosa, para debater o julgamento de Bolsonaro. Confira: