Com vitória, Mirella Almeida escolhe ser a própria coordenadora da transição em Olinda

Eleita prefeita de Olinda, Mirella Almeida decidiu coordenar diretamente a transição de sua gestão para o governo do Professor Lupércio em Olinda

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 02/11/2024, às 13h20

Mirella Almeida decide coordenar transição de governo - Divulgação
Mirella Almeida decide coordenar transição de governo - Divulgação

Quase uma semana após ser eleita prefeita de Olinda para o mandato de 2025 até 2028, a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico Mirella Almeida (PSD) decidiu ser ela própria a coordenadora da equipe de transição entre a gestão de Lupércio (PSD) e seu novo governo. 

Como sucessora escolhida pelo prefeito de Olinda, Mirella deve ter facilidade no processo de transição, por representar a continuidade do projeto mantido nos oito anos de Lupércio.

Transição em Olinda

O governo de transição permite o repasse das ações administrativas de um grupo administrativo para outro, ao mesmo tempo em que a nova equipe gestora possa acessar dados e ferramentas do Executivo Municipal para estudar a aplicação de seus projetos de campanha. 

O sistema de transição tem o objetivo de evitar uma ruptura abrupta entre governos, mas, como Lupércio era aliado de Mirella e a prefeita eleita deixou o Executivo para se candidatar, tudo indica que o processo de adaptação seja simples

Um dos principais desafios de Mirella Almeida será governar para uma cidade dividida. Com números apertados, a candidata do PSD ganhou com menos de 6 mil votos de diferença para Vinicius Castello (PT), o que poderá indicar dificuldade em assegurar a aprovação e disposição de eleitores e políticos no processo de mobilização da cidade. 

No segundo turno, Mirella teve 51,38% dos votos válidos, enquanto Vinicius ficou com 48,62%, em um cenário que só foi se concretizar no final da apuração das urnas. 

Quem é Mirella Almeida

Pós-graduanda em Gestão Pública, Mirella trabalha com o prefeito Lupércio desde o tempo do político na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A prefeita eleita já foi coordenadora de Projetos Especiais, secretária de Planejamento, gestora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

Com a vitória, a política será a terceira mulher a ser eleita para o cargo em Olinda. A primeira foi a mãe de Izabel Urquiza (PL), Jacilda Urquiza, e a atual ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB). Com 30 anos, ela também será a prefeita mais jovem de Olinda. 

PodJá com Jamildo Melo

O Jamildo.com lança neste sábado (02) seu podcast, o "PodJá", o convidado de estreia é o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE). É possível conferir o material através do: 

@blogdojamildo