Eleição na Câmara dos Deputados: Hugo Motta amplia vantagem com desistência de Elmar Nascimento

Desistência do deputado Elmar Nascimento está vinculada com o apoio do União Brasil à candidatura de Hugo Motta

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 02/11/2024, às 09h25

Elmar Nascimento desistirá de disputar a Câmara dos Deputados para apoiar Hugo Motta - Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Elmar Nascimento desistirá de disputar a Câmara dos Deputados para apoiar Hugo Motta - Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Com a decisão da base do União Brasil de apoiar a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), o nome de Arthur Lira (PP-AL) para disputa, o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) aceitou desistir de disputar a liderança da Câmara dos Deputados para endossar Hugo. 

Elmar Nascimento desistirá de concorrer à presidência da Câmara

Segundo a coluna de Igor Gadelha, Elmar decidiu desistir após um encontro tenso com os políticos do União Brasil, que comunicaram o interesse da legenda em apoiar o nome de Hugo Motta em detrimento de uma candidatura própria

O plano é que, em troca do apoio, o União consiga a liderança da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que atualmente está nas mãos do Partido Liberal (PL), e a segunda vice-presidência da Câmara dos Deputados. 

Elmar também pode ter vantagem, já que há negociação para o deputado assumir um ministério dentro do governo Lula (PT). O plano é de que o parlamentar assuma o Ministério da Integração Regional, que atualmente está com o ex-governador do Amapá, Waldez Goes (PDT).

O político foi indicado por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o que exigirá uma articulação do grupo de Elmar para assegurar a mudança. 

O União Brasil mudou a postura com relação à eleição da Câmara dos Deputados com o amplo apoio conquistado por Hugo Motta desde Arthur Lira divulgar seu apoio ao candidato. 

Com isso, o partido quis desistir da candidatura antes de uma possível desistência do candidato do PSD, como forma de ganhar melhor espaço para negociações de cargos dentro do Legislativo. 

O União Brasil tem 59 deputados federais, enquanto o PSD fica com 45 parlamentares, o que traz uma possibilidade de negociação semelhante entre as legendas. A partir disso, o grupo quis assegurar maior vantagem em uma nova mesa diretora da Câmara. 

A eleição para Casa do Povo só ocorrerá em fevereiro de 2025, mas com o fim do pleito municipal em 2024, os políticos já estão atentos para articulação. 

@blogdojamildo