O site também averiguou situação no TCE sobre reclamações dos professores do cadastro reserva em relação ao Governo de Pernambuco
por Cynara Maíra
Publicado em 13/02/2025, às 12h13
No mesmo dia que a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou a convocação de analistas e assistentes do concurso válido para área da educação no Estado, os professores ainda na lista do cadastro reserva do certame começaram a divulgar um protesto pelas nomeações dos candidatos.
Com a volta às aulas da rede pública, os profissionais que aguardam serem chamados pelo Governo de Pernambuco reclamam que a nomeação do número previsto pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) ainda não foi atingido.
Na época da auditoria, a Secretaria de Educação pediu que a convocação ocorresse gradualmente para evitar problemas no meio do ano letivo. Com isso, muitos professores tinham a expectativa de que antes das aulas de 2025 as nomeações já estariam concluídas.
O grupo reclama que ainda há 1700 professores na lista de cadastro reserva aguardando a convocação enquanto existe um grande volume de profissionais com contrato temporário na rede estadual de ensino.
No TCE, alguns dos envolvidos solicitaram que os técnicos analisassem problemas de preterições e acúmulos/desvios de funções entre os atuais funcionários da rede estadual.
No perfil dos professores que aguardam serem chamados pelo cadastro reserva, o grupo informou que a Secretaria de Educação de Pernambuco pediu uma extensão de 45 dias para responder aos problemas citados pelos profissionais.
O Jamildo.com confirmou essa informação. Como o prazo de validade do concurso é até 14 de abril, o conselheiro Ranilson Ramos acatou o pedido de aumento do tempo para resposta da Secretaria de Educação.
Com isso, o Governo de Pernambuco terá até 15 de março para responder sobre a existência de possíveis preterições de candidatos nas regências regionais do estado.
Os professores, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) irão fazer concentração no Palácio do Campo das Princesas na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, a partir das 09h.