Eleição Amupe: Marcelo Gouveia entra em consenso com concorrentes e deve ter reeleição garantida

Em articulação com Pedro Ermírio Freitas e Márcia Conrado, Marcelo Gouveia conseguiu agregar adversários em uma chapa para continuar na liderança da Amupe

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 13/02/2025, às 07h27

Elcione Ramos, Marcelo Gouveia, Pedro Ermírio Freitas e Márcia Conrado entraram em acordo sobre presidência da Amupe e montarão chapa única - Reprodução
Elcione Ramos, Marcelo Gouveia, Pedro Ermírio Freitas e Márcia Conrado entraram em acordo sobre presidência da Amupe e montarão chapa única - Reprodução

Com pouco menos de uma semana antes para o fim do período de envio das chapas para as eleições da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o atual presidente Marcelo Gouveia (Podemos) conseguiu articular com os pré-candidatos da disputa para união do grupo em uma única chapa

No fim da quarta-feira (12), Marcelo Gouveia chegou em um acordo com os prefeitos Pedro Ermírio Freitas (PP), de Aliança, e Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada para viabilizar a continuidade de sua gestão no biênio 2025/2026. 

O encontro entre os políticos ocorreu em Brasília, durante o Encontro Nacional dos Prefeitos.

Acordo entre políticos envolve revezamento na liderança da Amupe

O acordo entre as partes prevê que Marcelo Gouveia permaneça na presidência da Amupe até 2026, mas abra mão do cargo no último ano do mandato para se dedicar a uma possível candidatura a deputado federal.

Essa lógica de compartilhamento de mandato já tinha ocorrido pela sugestão de um dos principais nomes da Amupe, o falecido deputado estadual José Patriota. No último Biênio, o modelo de consenso também foi usado por Márcia Conrado e Marcelo Gouveia, que assumiu em 2024. A ideia é repetir esse sistema. 

Nesse sentido, Pedro Ermírio Freitas assumiria o posto a partir de 2026, enquanto Márcia Conrado ficaria com a Secretaria da Mulher já no primeiro ano do biênio. 

Também na oposição contra Marcelo, Elcione Ramos (PSDB), prefeita de Igarassu, deve ficar com a primeira-secretaria da Amupe para que, com a entrada de Pedro Freitas na presidência, assuma a vice-presidência da Associação. 

Segundo informações de Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, essa articulação entre os grupos adversários teve a participação do prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB). 

Anteriormente, o processo eleitoral da Amupe apresentava atritos, um dos principais era a crítica de Pedro Ermírio Freitas sobre a possibilidade de que ex-prefeitos se candidatassem à presidência da Associação sem estarem em algum cargo Executivo.

Marcelo Gouveia terminou seu segundo mandato seguido como prefeito de Paudalho em 2024. 

Com a consolidação da chapa única, a expectativa é de uma eleição sem disputas internas. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de fevereiro, e a votação será realizada no dia 27, tanto em formato online como na sede da Amupe.