Construção da retroárea do novo terminal de contêineres de Suape vai gerar 500 empregos

Depois de terraplanagem, APM Terminals contrata empresa do grupo Andrade Gutierrez para iniciar construção do novo terminal de contêineres de Suape

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 12/02/2025, às 17h12

CONSAG, da Andrade Gutierrez, será responsável pela construção da retroárea do novo terminal Portuário da APM Terminals - Divulgação
CONSAG, da Andrade Gutierrez, será responsável pela construção da retroárea do novo terminal Portuário da APM Terminals - Divulgação

A APM Terminals, uma das maiores operadoras portuárias do mundo e parte do grupo A.P. Moller-Maersk, assinou contrato com a CONSAG, empresa do grupo Andrade Gutierrez dedicada ao mercado privado, para a construção da retroárea do novo terminal de contêineres de Suape, em Ipojuca, Pernambuco.

"O projeto materializa uma conquista estratégica da CONSAG no setor portuário, reforçando o foco da companhia neste importante segmento", comemorou a empresa.

Em informe ao site Jamildo.com, a CONSAG estimou uma geração de 500 empregos diretos no pico da obra. A coluna eletrônica noticiou em primeira mão a chegada do grupo ao Estado, ainda em 2022. No final do ano passado, foi lançada a pedra fundamental.

O escopo do contrato inclui a construção de aproximadamente 220 mil metros quadrados de retroárea, abrangendo serviços de terraplanagem, drenagem, instalação elétrica, subestações, pavimentação e implementação de tecnologias inovadoras de automação e controle de acesso.

Segundo os investidores, com previsão de conclusão para 2026, a obra irá expandir em cerca de 55% a capacidade de movimentação de contêineres do Porto de Suape, fortalecendo a conexão de Pernambuco com mercados internacionais.

“A contratação deste projeto com um player de grande relevância no segmento, como a APM Terminals — empresa que opera em mais de 60 países — não apenas expande nosso leque de oportunidades futuras, mas também se alinha plenamente à nossa diretriz de desenvolver relacionamentos com clientes de excelência”, disse André Castilhos, gerente de Negócios da CONSAG.

Roberto Maia, diretor de Negócios da CONSAG, destacou que o projeto reforça a capacidade da CONSAG de entregar soluções.

“Estamos fortalecendo nosso posicionamento no mercado portuário com um projeto que eleva os padrões de eficiência e sustentabilidade, aliado às demandas globais do mercado”, afirma Maia.

A Andrade Gutierrez soma mais de 75 anos de atuação no mercado de Engenharia e detém um portfólio de mais de mil projetos, nacionais e internacionais, nas áreas de Infraestrutura, Mineração, Termelétricas, Energia Renovável, Linhas de Transmissão e Óleo e Gás.