Com investimento de R$ 1,6 bi, APM Terminals Suape promete transformar o Porto de Suape em referência em sustentabilidade e logística
por Yan Lucca
Publicado em 06/01/2025, às 11h19
A APM Terminals Suape deu início à construção do primeiro terminal de contêineres totalmente elétrico da América Latina, marcando um marco histórico para o setor portuário brasileiro. O empreendimento, que já teve a primeira estaca cravada em novembro de 2024, conta com um investimento de R$ 1,6 bilhão e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2026.
As empresas contratadas para liderar as obras foram Consag, HTB e Piatec. A Consag será responsável pela construção do pátio de contêineres, enquanto o consórcio HTB/Piatec cuidará do cais, edifícios administrativos e áreas de manutenção. Além disso, o consórcio realizará a dragagem do berço de atracação e instalará trilhos para guindastes STS, defensas marítimas e pavimentação de alta resistência.
Segundo Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, “Este é um marco importante para a APM Terminals Suape e para o setor portuário brasileiro. Escolhemos as empresas contratadas após uma avaliação minuciosa das propostas técnicas e comerciais. A APM Terminals Suape será um dos terminais mais modernos do Brasil e a expectativa é que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2026, sendo o primeiro terminal de contêineres totalmente eletrificado do Brasil.”
A expectativa é que o novo terminal tenha uma capacidade instalada de 400 mil TEUs por ano, o que deve atrair novas rotas e serviços marítimos para Pernambuco, explicaram os executivos em seleta coletiva de imprensa registrada no Blog do Jamildo ainda em 2024. TEU (Twenty-foot Equivalent Unit) é uma medida padrão que descreve o tamanho de um contêiner de transporte de 20 pés (aprox. 6 m). É usada para calcular a capacidade de navios porta-contêineres e a movimentação de cargas.
Além do impacto no setor portuário, o projeto terá efeitos positivos na economia local. Estima-se a geração de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos durante as obras e a operação do terminal.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
“Este é um projeto desafiador, com grandes exigências em termos de engenharia e cronograma. Nossa equipe está totalmente comprometida em entregar um terminal de excelência, cumprindo os mais altos padrões de qualidade e segurança. Estamos coordenando de perto todas as fases para garantir a perfeita integração do projeto. atendendo às normas técnicas brasileiras e internacionais. A construção do terminal 100% elétrico é um marco para o setor, e nosso objetivo é garantir que todas as estruturas, do pátio ao cais, atendam a essa visão de responsabilidade ambiental e modernidade”, comenta Michael Dandanell, diretor de projetos da APM Terminals Suape.
Na mesma coletiva de imprensa em 22 de novembro, Daniel Rose afirmou que as ações do Estado para a instalação do empreendimento seguem normalmente. "Seja o governo estadual, municipal ou federal, tudo ótimo, trabalho em equipe, tudo muito profissional, real interesse de resolver e construir as necessidades do futuro. Não temos nada a reclamar", disse.
Com previsão de conclusão em agosto de 2026, o terminal promete consolidar o Porto de Suape como um hub logístico estratégico para o Brasil e para o comércio internacional.
A APM Terminals opera uma das redes portuárias mais abrangentes do mundo, auxiliando os seus clientes a expandirem seus negócios e obterem maior eficiência, flexibilidade e confiabilidade na cadeia de suprimentos.
Na região das Américas, a APM Terminals opera 14 terminais em 8 países e faz parte do Grupo A.P. Moller-Maersk, que atua em mais de 130 países e emprega mais de 110 mil pessoas, em todo o mundo.
Leia também
@blogdojamildo