Ao Vivo: Alepe recebe secretária de Saúde da gestão Raquel Lyra para esclarecer queda de elevador da Restauração

Cynara Maíra | Publicado em 17/09/2025, às 10h52 - Atualizado às 11h16

Elevador do Hospital da Restauração caiu no começo de setembro - Secretaria de Saúde
COMPARTILHE:

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, participa de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta quarta-feira (17). A gestora da saúde do governo Raquel Lyra (PSD) presta esclarecimentos à Comissão de Saúde e Assistência Social.

A convocação da secretária ocorre após a queda de um elevador no Hospital da Restauração (HR), no Recife, no início de setembro. O pedido foi do deputado Antonio Coelho (União Brasil)

Queda de elevador foi o estopim

O incidente que motivou a convocação ocorreu na manhã do dia 6 de setembro, um sábado, quando um elevador do HR despencou do quinto ao segundo andar. Uma ascensorista de 49 anos, que trabalha na unidade há 16, estava dentro do equipamento.

A funcionária ficou presa por cerca de 20 minutos e foi resgatada por colegas de trabalho através do teto do elevador, sem ferimentos. Pessoas que trabalham no hospital relataram que a mesma ascensorista já havia fraturado a perna em um acidente similar há cerca de 10 anos, em outro equipamento da unidade.

Ao justificar o pedido de convocação, o deputado Antonio Coelho classificou o evento como "o estopim" da situação no Hospital da Restauração. 

Proponho a convocação da secretária Zilda Cavalcanti a fim de que ela possa explicar essa queda do elevador no HR, em particular, bem como prestar esclarecimentos adicionais sobre a situação da saúde pública pernambucana”, afirmou o parlamentar na ocasião.

A audiência pública desta quarta é conduzida pelo presidente da comissão, o deputado Sileno Guedes (PSB).

Veja ao vivo: 

Debate vai além do acidente no HR

Além do colapso do equipamento no maior hospital público de Pernambuco, a audiência abordará outros temas da saúde estadual.

Estão na pauta a fila de espera para cirurgias, a situação dos estoques de insumos e os investimentos previstos para reformas na rede. Os deputados também devem questionar a secretária sobre os recursos orçamentários destinados a obras, seus prazos de conclusão e a origem dos valores aplicados.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que está atuando na melhoria do transporte vertical do hospital, com uma dispensa emergencial de licitação para a substituição de dois elevadores já em fase de contratação.

O governo estadual anunciou pouco antes da queda do elevador, no dia 1º de setembro, um pacote de investimentos para a rede de saúde da Região Metropolitana.

A Raquel Lyra anunciou um aporte de mais de R$ 105 milhões para a reforma de quatro grandes hospitais: Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e uma nova etapa de obras no próprio Hospital da Restauração.

Esse valor se somou a outro pacote, de maio, de mais de R$ 110 milhões para a requalificação das mesmas unidades.

Saúde Raquel Lyra alepe

Leia também

Ivan Moraes propõe plano estadual da cannabis em Pernambuco


Pernambuco é o segundo estado com maior número de despejos no Brasil, mostra estudo


Exclusivo: TCE suspende reforma do Estado no Aeroporto de Caruaru